segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Cartomancia no BBB 14

Entrevista concedida à UOL sobre a participação do cartomante João Almeida no BBB 14. Somente duas das minhas respostas foram publicadas, então decidi postar as outras perguntas que me foram feitas pela jornalista Bruna Nastas. O link da matéria no UOL está no fim deste artigo:


A cartomancia envolve a prática com muitos baralhos,
inclusive o baralho comum de cartas de jogar!

1- Como funciona o trabalho de cartomante?

R: A cartomancia envolve o trabalho com muitos tipos de baralho, desde os baralhos de cartas comuns até o baralho de tarot. O uso das cartas serve tanto para fins de divinação, como saber sobre os eventos futuros e a melhor ação diante deles. Bem como para o trabalho de autoconhecimento, que é o reconhecimento de padrões internos de comportamento, sua atuação dentro das vivências práticas, e o modo como podemos nos libertar de tais padrões! Tudo isso através da linguagem simbólica das cartas, que é mística e psicológica ao mesmo tempo.

2- Você acredita que é uma prática que tem crescido no Brasil?

R: Essa prática sempre existiu, mas ganhou impulso nos anos 80, atraiu uma miríade de curiosos e oportunistas. Como tudo o que mexe com a alma humana houve aqueles que entenderam o trabalho com as cartas como um meio de desenvolver a si mesmo e ajudar a outros com seu conhecimento. Por outro lado houve também os que viram nisso só uma curiosidade intelectual, um negócio momentâneo etc...

Cartomancia, uma prática tão antiga quanto 
profunda, precisa e popular. 

3- Uma pessoa sendo cartomante se torna um pouco mais sensitiva?

R: A sensitividade, a meu ver, deve ser um pré-requisito para se adentrar no conhecimento oracular e na linguagem dos símbolos. É bem verdade também que algumas se tornam mais sensíveis, mas isto não é uma regra! Há leitores que a vida toda interpretam as cartas racionalmente e, portanto, limitadamente.

4- Você acha que um participante cartomante dentro da casa pode tirar vantagem? Por quê?

R: Não vejo como! Mesmo que ele estivesse com o seu baralho de cartas a ansiedade, medo e carência que o ritmo deste tipo de programa imprime sobre os participantes é tanta, que dificilmente ele conseguiria ler as cartas para si de modo isento de expectativas, e anseios! O que definitivamente atrapalharia a interpretação dos símbolos em busca de soluções e estratégias para vencer no programa/jogo.


5- Um cartomante em um programa de reality show como o BBB pode ajudar a divulgar a “classe”?


R: Eu simplesmente odeio a definição de classe. Cartomantes não são parte do proletariado massificado do capitalismo, são ocultistas ou espiritualistas que se utilizam dos símbolos como um recurso interno de reflexão, crescimento interior e um guia para a ação exterior equilibrada! Sem falar que um cartomante no programa não representa, nem deveria representar, todos os cartomantes do Brasil! Afinal eu não o elegi para estar lá! O João Almeida está no BBB 14 por interesses da emissora e não de uma "classe", caso ela existisse!

Para ler o artigo no UOL acesse o link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário