terça-feira, 24 de novembro de 2015

O Tarot e a Maternidade

A relação com a mãe define a expressão afetiva da criança. Quando bem equilibrada cria pessoas capazes de cuidar afetivamente de si mesmos e daqueles que amam. Quando esta relação, porém, sofre distorções cria todo o tipo de dificuldade de vínculos, entrega e medo das emoções profundas! A relação com o materno é um verdadeiro culto na sociedade ocidental, veneradas e sobrecarregadas as mães são motivo principal de mais de 90% das terapias psicanalíticas de desenvolvimento pessoal. Aqui apresento as possíveis relações com a maternidade e a gravidez sob a perspectiva simbólica do tarot. Sempre lembrando que ler as cartas não é um processo matemático, e por isso as interações com os outros arcanos numa leitura, mais a capacitação intuitiva do leitor de fazer mais conexões, ampliarão e enriquecerão esses simbolismos. Podendo também intensificá-los ou suavizá-los conforme cada caso. Vamos a eles:

Maternidade
Arcanos Maiores


III The Empress - Tarot Series -
Artist Odessa Sawyer
III A Imperatriz
A mãe biológica ou adotiva. O próprio arquétipo materno, e a qualidade da maternação de cuidar, amar e proteger, presente até mesmo na personalidade de alguns homens.

VIII A Justiça
A mãe prática e objetiva ensina desde cedo a criança a assumir responsabilidades por si e por sua vida.

XI A Força
Mãe controladora e ou opressora. Sua ânsia por cuidar a torna uma castradora da espontaneidade da criança. Pode representar outra mulher que entrou para desempenhar o papel de mãe, como uma madrasta ou avó, e com quem a criança teve de se adequar. O que pode ter estimulado a repressão da sua expressividade.

XVIII A Lua
Uma figura materna ausente, afetiva ou fisicamente. Uma presença vaga na vida da criança, fonte de medos e carências que se manifestam na vida adulta. Dependendo dos outros arcanos pode indicar mãe problemática, desequilibrada ou violenta.

Arcanos Menores

Rainha de paus
Mãe amorosa, nutridora e cuidadora. Valoriza a troca afetiva, a presença e o bem estar dos seus. Negativamente é invasiva e opinativa demais.

A Rainha de copas,
do Alchemical tarot,
by Rober Place.
Rainha de copas
Também amorosa e cuidadora, mas mais espiritual e um tanto frágil. Difícil para ela colocar limites e dizer não aos seus filhos. Podendo ser fraca, doente, ou subjugada por outro membro da família.

Rainha de espadas
Essa mãe é crítica, dura e exigente. Valoriza e instiga o intelecto e o desenvolvimento acadêmico dos seus filhos. Ensina disciplina organização e regras.

Rainha de ouros
Mãe forte e protetora. Estimula a relação dos filhos com a realidade e com o corpo, e também a valorização e o cuidado com o que possuem. Cuida de sua aparência e exige o mesmo deles. É também cuidadosa e protetora, mas negativamente pode se tornar apegada aos filhos disputando-os com o mundo. Ou pelo contrário pode se apegar ao que possui e se tornar mesquinha com eles.

Gravidez
Arcanos Maiores

Ás de copas, do Silver 
Witchraft tarot

III A Imperatriz
Gestação tranquila, maternidade suave e ideal. A nutridora. Ama intensamente a gravidez e toda a gestação. A gravidez como a realização de uma importante etapa do feminino.

XVI A Torre
Interrupção da gravidez. Aborto espontâneo ou provocado voluntariamente.

XVIII A Lua
Gestação complicada, com muitos problemas de ordem emocional ou mesmo física. Dependendo do resto do jogo pode indicar o desconhecimento de se estar grávida, ou ainda esterilidade ou dificuldade de engravidar.

Arcanos Menores

Rainha de copas
Indica gravidez vivida profundamente. Conexão com a criança, seja afetiva ou psiquicamente. Aceitação plena da gravidez. Gestação que transforma a mulher de algum modo muito íntimo.

Valete de ouros
Gestação em fase inicial. Gravidez que se confirma. Pode indicar ponderação sobre a continuidade ou não da gravidez, ou sobre a vida a partir desse fato.

Ás de Copas
Indica a fertilidade feminina, podendo avisar sobre um período fértil, ou um risco de gravidez. Um bom sinal para mulheres em tratamento de fertilidade.

Leia também:  O Tarot e a Paternidade  


Nenhum comentário:

Postar um comentário