Apresentado pela primeira vez pela taróloga e antropóloga basca Angeles Arrien (1940/2014), em seu livro The Tarot Handbook de 1987, este cálculo integra Numerologia e Tarologia não om o propósito de descrever minuciosamente uma personalidade, mas apontar as direções que ela segue nesta presente encarnação e o que traz do passado. O arcano da Personalidade é formado pelos números de dois dígitos, da Roda da Fortuna ao Louco, que é zero, mas que para efeito de cálculo vale 22! Os arcanos da Alma resultam da soma do primeiro número e reduzidos às cifras de um dígito, de 1 a 9. Segundo Arrien o arcano da Personalidade representa o que buscamos na presente encarnação, e o arcano da Alma aquilo que há muitas encarnações buscamos consciente ou inconscientemente.
![]() |
A consciência procura sua máxima expressão e realização a cada nova experiência encarnatória. |
O cálculo consiste em somar a data de nascimento completa de uma pessoa. Por exemplo: 01-10-1847 = 0+1+1+0+1+8+4+7 = 22. O Louco é o arcano da Personalidade desta pessoa. Sua existência pressupõe um projeto para a vida, a quebra de paradigmas e a possibilidade de um salto da percepção para si e para os outros. A soma do seu arcano da Personalidade é 2+2 = 4, O Imperador. Esta pessoa possui uma liderança nata, ao mesmo tempo que um apreço por ordem e pela estabilidade, e às estruturas hierárquicas. Esta é a data de nascimento de Annie Besant, uma das principais líderes da Sociedade Teosófica Internacional, que revelou ao ocidente a doutrina dos bodhisattwas. Um trabalho que influenciou buscadores espirituais de todas as vertentes até hoje!
Há uma questão aritmética, porém, que a autora não esclarece, vejamos outra data: 17-05-1961 = 1+7+0+5+1+9+6+1 = 30 = 3+0 = 3. Os arcanos da Personalidade e da Alma seguem a numeração dos 22 arcanos maiores porque eles representam a jornada evolutiva da consciência nesta e em muitas encarnações. Então, como é inexistente o arcano 30 somamos este dígito e obtemos um único número. Isso significa que esta pessoa possui apenas o arcano da Alma? Claro que não! Concluí que o mesmo arcano rege Alma e Personalidade. Assim sendo esta pessoa veio nesta existência para realizar algo que há muitas vidas persegue. Esta é a data de nascimento da cantora irlandesa Enya. A Imperatriz é o arquétipo da musa criativa, a cuidadora amorosa, com elevado senso de beleza, arte, cultura, e cuidado zeloso. A artista nasceu numa família de músicos folclóricos do seu país, porém aos 27 anos encontrou seu caminho e estilo próprio que a consagrou mundialmente. Atualmente vive num castelo cercada de arte, cultura tradicional irlandesa, e inúmeros gatos!
Abaixo segue uma lista, que já publique aqui, sobre o verbo de cada arcano. Faça seu cálculo e boa viagem neste mergulho interior...
Se quiser saber como construir o seu arcano interior para uma imersão mais profunda no seu significado adquira meu E-book “Tarot para Autotransformação”. Lá ensino sobre a construção do arcano interior. O livro está à disposição na Kiwify. Segue o link: Livro Tarot
Os Verbos de Cada Arcano
*O LOUCO – Eu Ouso – Ação de experimentar.
I – O MAGO – Eu Manifesto – Ação de fazer acontecer no agora.
II – A SACERDOTISA – Eu Intuo – Ação de ouvir o guia interior.
III – A IMPERATRIZ – Eu Crio – Ação de expressar a essência.
IV – O IMPERADOR – Eu Realizo – Ação de tornar concreta a obra.
V – O HIEROFANTE – Eu Uno – Ação de ligar os mundos.
VI – OS AMANTES – Eu Amo – Ação de viver a partir do coração.
VII – O CARRO – Eu Avanço – Ação de enfrentar os limites.
VIII – A JUSTIÇA – Eu Equilibro – Ação de tornar equânime.
IX – O EREMITA – Eu Aprofundo – Ação de crescer interiormente.
X – A RODA DA FORTUNA – Eu Mudo – Ação de renovar os Ciclos.
XI – A FORÇA – Eu Posso – Ação de ativar o poder interior.
XII – O ENFORCADO – Eu Entrego – Ação de confiar na força maior.
XIII – A MORTE – Eu Transformo – Ação de liberar o velho.
XIV – A TEMPERANÇA – Eu Vejo – Ação de ativar a visão ideal.
XV – O DIABO – Eu Gozo – Ação de viver o êxtase da vida.
XVI – A TORRE – Eu Liberto – Ação de romper as amarras todas.
XVII – A ESTRELA – Eu Percebo – Ação de ampliar a perspectiva.
XVIII – A LUA – Eu Sinto – Ação de olhar para as sombras de dentro.
XIX – O SOL – Eu Ilumino – Ação de ser uma luz para si mesmo.
XX – O JULGAMENTO – Eu Amplio – Ação de transformar a consciência.
XXI – O MUNDO – Eu Transmuto – Ação de viver o transcendente.
*Lembre-se que O Louco é zero, mas pra efeito de cálculo vale 22, porque é a vigésima segunda carta...
Leia também: Os Verbos de Cada Arcano
Nenhum comentário:
Postar um comentário