sábado, 1 de junho de 2013

O Diabo - Arcano XV


Título Esotérico – O Senhor dos Portões da Matéria; o Descendente das Forças do Tempo (O domínio das duas forças que aprisionam a alma humana: a ilusão da posse e a passagem do tempo que remete à finitude da vida).

Analogia Astrológica – Capricórnio (O 10º signo) representa a lenta subida rumo às alturas do próprio desenvolvimento e progresso. Por ser um signo terreno muito desse progresso poderá se dar apenas em âmbito material e financeiro até que aprenda o valor do ser essencial. Capricórnio pode ser ambicioso para além da conta, obstinado, frio, soberbo, impiedoso e implacável! Apaixonado pelo poder tem dificuldade em se deixar levar.

Analogia Numerológica – O homem consciente de si (1), vive livremente seus talentos e instintos (5) na busca por um lugar na comunidade a que pertence (6). Como 1 e 5 são masculinos e dados a todo tipo de exploração, são capazes de fazer de tudo para se sentirem inseridos no que há de melhor na sociedade a que pertencem ou ambicionam pertencer. Este é outro aspecto do 6, a elite social. Muitas vezes disfarçado pelo verniz das convenções sociais.

O Arcano – Um ser demoníaco e hermafrodito com asas de morcego aparece de pé sobre um pedestal com a forma de um cálice. Essa criatura tem aos seus pés duas figuras, uma masculina e outra feminina, amarrados por uma espécie de coleira no pescoço que os liga ao pedestal. Ao que parece estão ou satisfeitos ou inconscientes de sua situação... Ou as duas coisas! Eles usam tocas vermelhas de onde saem pequenos chifres negros e seu líder usa uma estranha toca amarela de onde se projetam grandes chifres de veado, ele tem também um cinto vermelho à cintura! Em algumas edições do tarot de Marselha (ver Marselha-Hadar e Camoin) pode se ver com clareza que o que a criatura segura com a mão esquerda é uma tocha, e não uma espada como aparenta em outras versões deste baralho. Seus pés e mãos têm a forma ameaçadora de garras. Sua mão direita está espalmada, num gesto de afirmação e ou saudação.

Significado – O Diabo está personificado na figura de Lúcifer, o portador da luz. Vem daí seu primeiro significado, o de trazer em si o brilho do desfrute do mundo material e dos instintos. E de fato não há nada de errado em se viver os instintos, somos seres tanto divinos quanto animais! O problema é quando servimos a eles exclusivamente. Outra palavra associada a ele é Satã, que em hebraico quer dizer adversário. Ele instigaria os homens à competição e a dominação uns dos outros. A palavra Diabo vem do latim e tem o significado de caluniador, simbolizando que é o senhor dos ardis e das intrigas; e também um perito em dissimular a verdade. Por fim, Demônio, outra palavra associado ao Diabo-Lúcifer, vem do grego Deimos, nome de um dos filhos do deus da guerra Ares, cujo significado é medo. As asas de morcego indicam que ele se move pelas sombras da alma humana em suas fantasias de poder, conquista e êxtase! O morcego é um animal que tem causado terror no inconsciente da humanidade por milhares de anos! Evoca o medo do que está pulsando no fundo da escuridão da “caverna”, que é a nossa alma. A tocha em sua mão direita, ao lado da figura masculina, é o fogo do desejo que não se apaga. E se fosse uma espada? Ainda assim seria um símbolo muito adequado, pois a espada é o arauto da luta pelo poder e da disposição em se empregar a violência. Sua mão direita espalmada, ao lado da figura feminina, com um gesto receptivo seduz ao observador a seguir seu caminho, e a possível afirmação que ele sustenta é: Nada há para além do mundo físico! Por isso sua toca amarela, cor associada à inteligência, ele tem argumentos para manter sua tese. Os chifres são os símbolos da percepção ampla, mas no caso dele é só intelectual. Lembremos que ele está intimamente ligado ao morcego, um animal cego que não suporta a luz. A luz está comumente associada à divindade e ao espírito, ou seja, ele não consegue ver além do mundo concreto. As duas criaturas aos seus pés estão limitadas por sua percepção curta, os pequenos chifres, e unicamente ligados a seus instintos inferiores, as tocas vermelhas. Não conhecem outra realidade por isso consideram sua condição “normal”, ou até mesmo se culpam por tudo o que vivem, como pessoas que se criam em ambientes abusivos de todo tipo. O pedestal em forma de cálice lembra o naipe de copas, que rege os sentimentos mais profundos e puros... Nos domínio deste arcano XV toda a pureza foi subvertida a correntes emotivas da mais baixa e primitiva vibração.

O Diabo no Osho Zen tarot.
Divinação – Ambição desmedida, cobiça, inveja, intrigas, fofocas e ardis conspiratórios de toda a sorte. Inimigos. Competitividade, materialismo, niilismo e apego a tudo o que considere seu por direito. Consumismo exacerbado, valorização excessiva dos aspectos extrínsecos das coisas como aparência, forma, preço, origem, marca. Acumulador de bens e recursos para se afirmar e se sentir seguro. Rege todos os vícios compulsivos, como sexo, comida, jogatina, videogame etc, como uma espécie de hipertrofia de um aspecto da personalidade em prol das demais. Como o cara que é uma máquina sexual, mas não consegue se ligar afetivamente a ninguém, ou que desenvolveu intensamente o intelecto e ignora a espiritualidade por não caber na concretude dos seus conceitos limitados. O abusador, em todos os sentidos. O pervertido que tenta normalizar sua conduta, o “tarado”. Fetichista, dominador e dominado. Sádico, cruel, manipulador. O subversivo, aquele que instiga no outro o seu pior ou mais primitivo. Sabe lidar com o mundo material e concreto como um todo, porém não é nem ético, nem justo. Usura, roubo. Negócios escusos. O amedrontador. Positivamente evoca o deus grego Pã, arauto das brincadeiras com os próprios instintos. Viver a vida de modo lúdico, deixar de lado os condicionamentos que engessam nossa personalidade com o lado excessivamente sóbrio da vida! Assumir seus próprios desejos, como alguém que “sai do armário”, ou assume suas reais intenções, paixões e ambições sem constrangimento. Também é a intensidade das paixões que incendeiam e que podem ser a porta de entrada de um grande amor. Basta ver que a soma do número do arcano de O Diabo, 15, resulta no número do arcano de Os Amantes, 6. Que se por um lado pode significar a perversão daqueles sentimentos pueris, e da ambiguidade da vida (e nesse caso poderíamos dizer que Os Amantes viraram os escravos do demônio), por outro lado pode representar um estágio mais bruto antes do desabrochar de sentimentos mais puros. Como disse sabiamente o mestre indiano Osho: “O sexo é a semente, o amor é a flor, compaixão é a fragrância”.


Personagem do CinemaCalígula personagem que dá nome ao filme de 1979 dirigido por Tinto Brass e interpretado por Malcolm MacDowell. Trata-se da história do mais cruel e louco imperador romano da história. O monarca é um homem atormentado por suas paixões nunca saciadas, pelo amor incestuoso por sua irmã Drusilla, sua imensa paranoia e pela desconfiança dos próprios deuses e do mundo espiritual! Não crendo nas deidades romanas começa a cultuar a deusa egípcia Ísis. Teme imensamente a morte por não ter nenhuma confiança no mundo espiritual, vindo daí seu culto a Ísis, uma das protetoras das almas dos mortos na outra vida. O jovem Calígula é fascinado pelo poder de seu avô Tiberius e ambiciona mais que tudo ser seu sucessor, chegando a matá-lo por isso. Sua afirmação no poder de forma violenta, seus caprichos incompreensíveis, e lascívia absurda, o tornam mais do que odiado e culminam com o seu assassinato.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado Augusto por sempre prestigiar meus textos! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Texto excelente de se ler!!!
    Muito bem explicado, você desnudou o arcano com maestria, em uma linguagem bem moderna e agradável!
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu querido, além de um prazer é sempre uma honra ter seus comentários no meu blog!
      Um grande abraço!

      Excluir