sábado, 1 de junho de 2013

*A Torre - Arcano XVI


Título Esotérico – O Senhor das Hostes do Poderoso (As forças coesivas do universo e da psique em constante confronto e ajustamento).

Analogia Astrológica - Marte (regente de Áries e co-regente de Escorpião) simboliza ação, movimento, força, impulso para realizar ou destruir. A energia ígnea que vive dentro de cada um de nós. A força que usamos para abrir nossos caminhos pela vida. Intensidade, libido, agressividade. É o arquétipo do guerreiro dentro da psique, aquele que desperta nossas forças interiores e as dirige conscientemente para a conquista de nossos objetivos.

Analogia Numerológica – O 1 individual e inovador confronta-se com o 6 social e conservador causando um conflito inevitável! Desse conflito nasce um novo caminho ou perspectiva mais profunda e refinada que a anterior (7). O 7 é a cifra da profundidade e do refinamento que nasce do confronto de forças antagônicas. Sua soma deriva de números discordantes psicologicamente. O 1+6, 2 (agregador) +5 (desagregador), 3 (expansivo) +4 (comedido).

O Arcano – Uma torre medieval é fulminada por um raio que se assemelha a uma labareda, e a própria labareda se assemelha a uma pena nas cores dourado e vermelho, cores tradicionalmente associadas ao elemento fogo. O cume da torre lembra a uma coroa, assim como as construções similares de sua época. As faíscas que se projetam da explosão são nas cores vermelho, azul e branco. Dois homens parecem ter sido golpeados pelo choque, um a frente e o outro atrás da construção. A torre possui três janelas na forma de um triângulo com a ponta para cima, um antigo símbolo alquímico do fogo.

Significado – As torres da antiguidade possuíam inúmeras funções, como defesa dos castelos, presídios, mirantes, faróis para orientação, ou com fins religiosos como os zigurates babilônicos, os minaretes islâmicos ou as torres das igrejas católicas, que ao mesmo tempo em que representavam as alturas de Deus, traziam em si o sino da igreja que evocava os fiéis para as missas. A Torre é a primeira edificação humana a aparecer completa nos arcanos maiores do tarot, e tanto em termos físicos quanto simbólicos, como vimos, elas são o arauto da  segurança, proteção e orientação. A segurança e a estabilidade foram rompidas subitamente, há terror e desorientação na imagem da carta como um todo. Na história bíblica da Torre de Babel diz-se que ela prolongou-se solo adentro, unindo assim o céu, a terra e  mundo subterrâneo. E exatamente esse é o simbolismo das três janelas da Torre, as três formas de percepção humana: supraconsciente, consciente e inconsciente. As três cores das faíscas dizem o mesmo, que em crises dessa dimensão vemos esses planos serem também abalados. Nossas emoções inconscientes são remexidas (faíscas azuis), nosso reconhecimento da realidade (faíscas vermelhas), e nossa conexão com um plano maior (faíscas brancas).
Os dois homens retratados na imagem aludem a um líder, ou rei como é representado em alguns baralhos, e que aparece na frente. O outro é alguém que fica nos bastidores, como um conselheiro ou serviçal, que aparece atrás da torre. Indicando tanto que a crise afeta fracos e poderosos, quanto que seus efeitos podem ser pequenos ou realmente devastadores! O cume em forma de coroa simboliza a ligação com o plano divino, mas também à cabeça como sede da consciência e, portanto, preocupação e desorientação. O raio é um símbolo de algo superior e fora de nosso controle que intercede violentamente. O fogo ao qual ele se assemelha é um elemento purificador e clareador indicando que a crise permitirá que erros sejam revelados e corrigidos, o que só dependerá de como lidaremos com ela. A pena, outra forma que parece se encaixar bem na representação deste raio, é símbolo do saber e da justiça. Durante muito tempo leis  e sentenças eram assinadas com penas, o que no arcano denota que uma correção está sendo feita em algum nível na situação em que a crise se instaurou. O que fica mais evidente ao somarmos os dígitos do número do arcano de A Torre, 16, e obtemos o número do arcano de O Carro, o 7. Ou seja, a crise aponta para uma nova direção ou começo e talvez até um avanço! Positivamente o arcano simboliza libertação, pois era também um cárcere! A libertação pode ser real ou psicológica, a fuga ou o rompimento com alguma estrutura, pessoa ou situação opressiva. Historicamente podemos citar o exemplo da queda da Bastilha em 14 de julho de 1789, onde a libertação dos prisioneiros daquela fortaleza representou a libertação do próprio povo francês da opressão de seus monarcas.

A Torre no Osho Zen tarot.
Divinação – Quedas, acidentes, rupturas súbitas, separações dramáticas e inesperadas. Desastres de toda a sorte, brigas, confrontos desagradáveis. Dissolução de grupos, equipes, parcerias, sociedades, amizades, uniões amorosas etc. Desentendimentos de todo tipo, mas sempre repentinos e explosivos. Entretanto pode não representar um fim definitivo, pois a estrutura da torre não é destruída completamente, e mesmo que fosse ela é a representação de algo que pode ser construído novamente e com novas bases. Crises causadas sempre por motivos concretos e bem factuais. Ruína, falência, crises materiais grandes ou mesmo de pequena e média monta. Demissão. Ter “o tapete puxado” dentro do trabalho ou grupo de atividade. Levar um susto, uma surpresa desagradável. Preocupação, mente superocupada e cheia de pensamentos repetitivos sobre seus problemas. Insônia, ansiedade, impaciência, irritação. De dores de cabeça a enxaquecas crônicas. As crises representadas por este arcano geralmente ocorrem dentro de uma área específica da vida, mas que acaba por abalar a estrutura das demais. Positivamente é uma libertação ou inspiração súbita que ilumina para uma solução ou saída de uma crise ou contenda.

Personagem do Cinema – Doug Roberts, interpretado por Paul Newman, do filme Inferno na Torre de 1974. Doug é um arquiteto que descobre no dia da inauguração do prédio que projetou, e que será o mais alto do mundo, que as especificações para a instalação elétrica não foram seguidas e que o prédio está sujeito a curtos-circuitos. Não demora muito para ocorrer um incêndio que coloca a vida de todos os presentes à inauguração em risco. O pânico das pessoas aliado ao problema técnico de socorro dos bombeiros torna o sonho de Doug o seu pior pesadelo, o pesadelo de toda uma multidão e da cidade de São Francisco.

* Sobre o nome A Casa de Deus também atribuído a este 
arcano, há um belo texto de Jean-Claude Flornoy 
no Clube do Tarot Confira!

Um comentário: