segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sobre o Namastê!...


Durante muito tempo eu venho fazendo quase sem sentir o gesto de unir as mãos diante do peito antes de aplicar reiki em meus clientes, amigos e parentes. Somente agora eu parei para pensar sobre o motivo de eu fazer isso! As mãos unidas diante do coração são um gesto muito aplicado no oriente e conhecido como NAMASTÊ. Essa palavra significa algo como “Curvo-me diante de ti” ou como defendem alguns “O sagrado em mim saúda o sagrado em ti!”. Seja lá como for é um gesto de reverência e humildade onde nos reconhecemos como seres iguais, com as mesmas buscas, e que sonham, que amam e aspiram a felicidade. Muitas filosofias espirituais e esotéricas tem o coração como a sede da alma, ou em outras versões, como a sede da porção divina que cada ser humano traz dentro de si. Gosto mais desta versão! Pois quando unimos nossas mãos e nos reconhecemos como iguais, oriundos da mesma origem divina, deixamos por um momento as nossas diferenças egóicas de lado. Vencendo as barreiras que constroem todas as crises, guerras e dores e destroem a nossa real humanidade.
Humano não é o que se iguala pelo instinto, mas pela aspiração. Qualquer um pode seguir seus impulsos animais, ser violento, animalesco, brutalmente sexual, vingativo, cruel!... Não é preciso nenhum esforço para fazer essas coisas. Ninguém precisa de coragem para dizer “eu te odeio!”, se diz isso até quando não se sente exatamente isso, embora seja igualmente devastador! Por outro lado, muitos podem levar uma vida toda para dizer “eu te amo!”. Porém, o “eu te amo!” dá trabalho, por isso poucos se atrevem! O amor, a fidelidade, a compreensão, o perdão, a lealdade, o compromisso, a humildade, a simplicidade, a generosidade e a vulnerabilidade do amor dão trabalho! Muitos tentam convencer ao mundo que são felizes sem isso. Afogados na solidão de relações vazias e no medo da intimidade dizem “eu sou livre!”, atolados no vício afirmam “eu vivo a vida!” e assim vão pela vida, sombras destituídas de sua conexão mais sagrada. No fundo eles, assim como nós, buscam apenas ao amor. Com a diferença de que essas pessoas desistiram dele, mesmo que não saibam, e nós seguimos adiante! Então sinto que quando faço o gesto diante do meu coração antes das sessões de cura reiki, eu estou mesmo é fazendo uma conexão com a aspiração humana dentro de nós, aquela parte que mira nas alturas da alma e vai em frente... Afinal o amor é a fonte de todas as curas! Por isso...

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário