quarta-feira, 29 de maio de 2019

Astrologia & Tarot - O Naipe de Paus


O Ás de espadas,
do Rider-Waite tarot.
O naipe de paus representa no tarot as forças criativas e luminosas da alma que correspondem simbolicamente ao fogo na relação alquímica dos elementos, à primavera no ciclo das estações, e aos signos de fogo na roda astrológica. Os ases de cada naipe correspondem a uma estação, não necessariamente análoga ao elemento de seus naipes, mas a grandes ciclos de começo e fim. Veremos que neste naipe o Ás de paus compreende um período de tempo entre o começo do verão e os limites do outono. Sempre é bom lembrar que essa correspondência leva em conta o ciclo das estações do Hemisfério norte do planeta, onde esse esquema foi concebido. A partir disso, das cartas de número 2 em diante, vai se formando correspondências astrológicas entre planetas e signos que melhor expressam as qualidades de cada arcano.
Cada signo ocupa um período de trinta dias no ano, e cada arcano corresponde a um período de dez dias dentro deste ciclo maior. Com exceção dos ases que correspondem ao período de duas estações. Essa roda anual foi proposta na antiga ordem inglesa Golden Dawn para melhor compreensão do simbolismo das cartas numeradas de cada naipe, mas que também serve como um mapeamento, através dos arcanos, de períodos do ano em que cada pessoa nasce e abre a perspectiva para as possíveis influências sobre a personalidade de cada nativo desse período do ano.

Falemos um pouco de cada signo antes de prosseguir:

Áries – O signo do começo da primavera, simboliza as forças aguerridas da existência para se firmar na vida, alegria, entusiasmo, impetuosidade, e impaciência. Por outro lado é também o signo do pioneirismo, da inventividade e da inspiração em todos os níveis.

Leão – O signo do auge do verão, da criatividade e da livre expressão de si mesmo. Simboliza a coragem, a valentia, a gentileza e a nobreza de alma. Representa a vontade da alma de se expressar nesse mundo e mostrar seus talentos, deixando sua marca e contribuição à vida.

Sagitário – O signo do fim do outono que representa o olhar que se eleva ao alto quando a luz da vida se enfraquece. É o positivismo que nos impulsiona a viver e buscar a compreensão e o sentido desta existência quer seja filosófica, científica ou espiritualmente.

Ás de paus – Primavera – 21/06 à 22/09

O desabrochar da primavera! O retorno da luz varrendo as sombras do inverno. Os novos começos intensos; energia, crescimento, fertilidade, força, ímpeto e vigor. O trinfo da luz sobre as trevas, uma disposição renovada e fortalecida pelo poder ígneo da alma.  A luz da divindade interior que ao despertar ilumina e reanima tudo! Acesso a uma fonte interna de energia e poder criativo capaz de transformar tudo, e de curar e inspirar a outros a sua volta!

Dois de paus – Marte em Áries - 21/03 à 30/03

A disposição marciana para atuar pronta e vigorosamente junta-se ao impulso ariano para avançar, combater e vencer rapidamente. Avançar a partir de um centro interno super energizado. Estar pleno de si mesmo, de suas capacidades, forças e disposição, e estar pronto para atuar inequivocamente e sem concessões. É uma força que ainda está no nascedouro e procura uma direção adequada, ou um campo mais apropriado para a sua manifestação.

Três de paus – Sol em Áries – 31/03 à 10/04

A disposição solar da consciência para explorar o novo, as possibilidades latentes, e conhecer a si mesmo através da experimentação. O pioneirismo ariano numa ação de crescimento através da exploração do inusitado, do diferente, ou do que ainda não foi testado. O surgimento do inesperado, de caminhos ousados, diferentes ou mesmo bizarros, conforme o caso. O encontro de todo um espectro novo de experiências, tanto no campo prático quanto sutil.

Quatro de paus – Vênus em Áries – 11/04 à 20/04

A ação romântica dá lugar a uma ação mais prática e interativa. Reunir esforços que se complementam com um objetivo em comum. O individualismo ariano dá espaço à troca de talentos, esforços e energias para a concretização de algo, quer seja um relacionamento, um empreendimento ou qualquer outra ação construtiva. Entretanto, essa falta de espaço individual pode virar uma invasão do senso de privacidade e livre arbítrio, conforme cada caso.

Cinco de paus – Saturno em Leão – 21/07 à 01/08

A força criativa de Leão é quase que esmagada, a energia criativa não pode se expandir livremente, criando bloqueios e atrasos, e trazendo consigo frustração, conflito e turbulências. Saturno traz sobriedade e regras para o que deveria ser espontâneo e natural, tirando assim a fluência e a leveza. As forças ígneas aqui atuam com dificuldade, e trazem resultados abaixo do desejado ou do necessário. Esforço vão ou inorganizado, atuação precária, deficiente, tosca.

Seis de paus – Júpiter em Leão – 02/08 à 11/08

O planeta da realeza encontra o signo da nobreza! Sucesso, reconhecimento, fama. O fulgor de uma personalidade brilhante numa ação heroica ou revestida de grandes méritos. A vitória sobre os percalços do passado. Júpiter expande a autoconfiança de Leão, e sua força e grandeza interior. Vencer os medos, as demandas contrárias aos esforços pessoais, e as dúvidas sobre a própria capacidade. Pode também trazer orgulho e vaidade sem medidas.

Sete de paus – Marte em Leão – 12/08 à 22/08

Marte confere mais força a ação leonina por brilho, sucesso, autossuperação e reconhecimento. Vencer os próprios limites, vontade de agir e vencer acima da média. Fazer mais que todos, e provar o próprio valor. Empreender com toda força e sem tréguas. Atitude que se levada a extremos causa ansiedade, estresse, e a um desgaste do sistema nervoso e da saúde psíquica. Marte também confere uma ação invasiva, ainda que bem intencionada.

Oito de paus – Mercúrio em Sagitário – 23/11 a 02/12

A busca mercuriana por conhecimento e recursos rápidos que esclareçam, e ampliem a percepção e que, a partir disso, transformem não só a consciência, mas também a realidade. Sagitário aspira a realidades maiores, tanto conscienciais quanto práticas. Flexibilização e abertura dos conceitos estreitos da mente. Por esse motivo este é o arcano das transições e das viagens, e também da ruptura com padrões cristalizados de comportamento e de crenças.

Nove de paus – Lua em Sagitário – 03/12 a 12/12

A Lua inflama a disposição quase que inesgotável de Sagitário por movimentação, ação e empreendimento. Por esse motivo que muitos veem nesse arcano o acesso a forças quase que infinitas para se realizar o que se acredita e quer, outros veem nele um imenso montante de energia despendido num mesmo foco e atuação (o exagero é uma característica sagitariana), que acaba por exaurir as fontes vitais e psíquicas, trazendo o esgotamento das forças anímicas.

Dez de paus – Saturno em Sagitário – 13/12 a 21/12

Saturno limita e sufoca as forças idealistas e esperançosas de Sagitário com o peso de fatos inegáveis e esmagadores. Nenhum recurso escapista ou ideal pode resolver a situação, a não ser o ter de encará-la de frente e corrigir as falhas. O foco sagitariano, sempre alimentado por novas metas, acaba por suprimir outros aspectos da vida que agora reclamam por atenção; Tipo tudo para o trabalho e nada à vida pessoal. Saturno força a resolução, e não novos saltos.

Leia também: A Viagem da Alma nos Arcanos Menores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário