sexta-feira, 6 de junho de 2014

Tarot & Magia

Evocando o Pai e a Mãe Cósmicos...


Vivemos num tempo em que magia muitas vezes é vista como uma atividade supersticiosa com pouca ou nenhuma validade prática, o que é um grande equívoco! Os rituais mágicos possuem o mesmo valor que muitos trabalhos vivenciais, envolvendo os muitos aspectos da consciência para um objetivo determinado. O trabalho ritual e mágico é um procedimento que se utiliza da força dos arquétipos para direcionar a intenção a um objetivo determinado, ou para alcançar algo dentro de nós mesmos! Nesse sentido o tarot é um perfeito instrumento mágico a ser explorado. O arquétipo é uma energia transformadora que se manifesta através dos símbolos, e pode tanto expressar uma realidade interior como ajudar a moldá-la. Podemos nos utilizar dos arcanos para evocar qualidades arquetípicas dentro de nós!
Com base nisso hoje quero ensinar dois rituais para a evocação das qualidades arquetípicas das cartas de O Mago e de A Sacerdotisa, respectivamente o Pai e a Mãe cósmica dentro da estrutura simbólica e mística do tarot.

O Ritual de O Mago


O arquétipo deste arcano é o do fazedor de milagres, o grande mago dos elementos, o talento que se torna fato e faz as coisas acontecerem. Nas muitas versões deste arcano ele aprece com uma mão apontada para o alto e a outra dirigida à terra como que se aproveitando de um poderoso influxo energético cósmico para manifestar ou realizar algo. A mão erguida segura uma vara mágica e nessa mão ele possui a representação de dois elementos masculinos, o próprio ar relacionado com o mais elevado, e o fogo cujo símbolo esotérico no tarot é o bastão ou a vara mágica! O ar sustenta a vida, a dinamiza, o fogo direciona sua potência, além de resguardar todas as relações simbólicas com os elementos ar e fogo, como inteligência, comunicação, inspiração, criatividade, ação etc. Ao acessarmos o arquétipo do de O Mago somos capazes de expressar com fluência nossos talentos e habilidades, aguçamos nossas percepção e linguagem de modo que encontramos a palavra ou a expressão certa para comunicar exatamente o que percebemos. E todo o intérprete de símbolos sabe o quanto isso é essencial na hora de interpretar qualquer sistema oracular!

O Procedimento


Como em todo o procedimento mágico vamos utilizar outros elementos simbólicos para evocar a presença dos elementos e sua força arquetípica dentro de nós. Vamos também usar o poder das palavras, escrevendo afirmações que expressem as qualidades superiores de O Mago. Sempre começando com Eu sou, ou Eu tenho. Um exemplo seria: Eu sou um canal permanente de conexão com a inteligência Superior, ou Eu tenho a plena fluência de percepção e comunicação em tudo o que faço! Escreva afirmações desse tipo, ou essas mesmo se preferir, num pedaço de papel. O simples ato de escrever introjeta no inconsciente a coisa escrita. Coloque o papel num pires ou prato branco que servirá de apoio ao ritual, ou seja, um campo de trabalho mágico. Sobre o prato ou pires coloque a carta de O Mago do baralho que preferir. Sempre recomendo que se utilize um baralho específico para leituras, outro para vivências e rituais. Acenda um incenso de aroma amadeirado como sândalo ou olíbano, duas essências com forte tradição espiritual, muito utilizados nos templos para facilitar a concentração e a elevação da consciência! O incenso carrega em si o simbolismo do ar (perfume) e do fogo (a chama), sendo por isso tido pelos povos do antigo Egito e Índia como o instrumento cerimonial perfeito em oferendas aos deuses. Ao acender a chama do incenso reforce as intenções que escreveu no papel. Utilize também pedras para reforçar seu propósito. O quartzo branco é um coringa que serve para qualquer trabalho, mas pode se utilizar do quartzo azul (traz clareza e criatividade) ou a pedra olho-de-tigre (coragem, autoconfiança, sorte, proteção e acuidade mental). Programe as pedras com as afirmações escritas. A autora Uma Silbey recomenda que se inspire lenta e profundamente imaginando que ao fazê-lo se está inalando as afirmações escolhidas, prende-se a respiração por um tempo como se retendo essas afirmações em si, e simultaneamente contrai-se o esfíncter para reter ainda mais a energia. Em seguida libera-se e o ar dos pulmões e descontrai-se o esfíncter, dirigindo o ar e a energia à pedra impregnado-a com as intenções desejadas. Repita o processo três vezes!
Coloque o prato, o incenso, e o cristal próximos de uma janela pela manhã e certifique-se que a luz do sol ou chegará próxima do ritual, ou o banhará completamente, como um símbolo da entrada da luz da consciência. Depois de concluído o ritual queime o papel com as afirmações, elas agora vivem dentro de você. Guarde a carta e leve as pedras consigo. Use-as em sua mesa de trabalho quando for ler o tarot para si ou para outros, ou as coloque debaixo do travesseiro quando for dormir.

O Ritual de A Sacerdotisa


Esse é o arquétipo da feiticeira, da clarividente e clariaudiente. Daquela que se comunica com as outras dimensões e seres dos planos invisíveis. Da que conhece os mistérios da vida e do destino. Em muitas de suas versões ela está sentada numa espécie de trono na entrada dum templo delimitado por dois pilares, e com roupas cerimoniais que cobrem todo seu corpo, indicando não movimento, retiro e introspecção não física, mas psicológica e espiritual. Muitas vezes também ela está de algum modo relacionada com a água, símbolo da fluidez da vida e das profundezas desconhecidas da alma. Os muitos mitos de monstros marinhos são na verdade símbolos do mistério e fascínio que representa este elemento. A água tem dois movimentos, o de fluxo e refluxo e isso sempre foi associado à lua em sua fases. Existe uma íntima ligação entre esse astro da astrologia e este arcano do tarot. Ao acessar o arquétipo de A Sacerdotisa, abrimos a visão e a audição interior para o incognoscível dos planos superiores da consciência e da natureza! Porém, vale lembrar que se o fizermos sem antes acessar o arquétipo de O Mago, careceremos da capacidade de expressar com mais clareza as inúmeras possibilidades de revelação que A Sacerdotisa nos abrirá!

O Procedimento


Assim como no arcano anterior colocaremos a carta de A Sacerdotisa em cima de um pires ou prato branco. Debaixo do prato um papel com as afirmações que expressem o que se deseja alcançar em si das qualidades deste arcano, sempre preservando os verbos Eu sou e Eu tenho. Minhas sugestões são: Eu sou um canal de acesso aos poderes da intuição Superior ou Eu tenho o poder da visão e da audição interior agora despertos em mim. Coloque ao lado do prato um copo de vidro ou cristal, ou se tiver uma taça prateada ou de prata verdadeira, melhor! A prata reflete bem as qualidades lunares que pretendemos atingir! Do outro lado coloque pedras de ametista (purifica energias, amplia o psiquismo, desperta os chakras superiores, eleva a consciência, e favorece o estado meditativo), ou pedra-da-lua (amplia intuição, abre a clarividência, traz paz e conecta com os poderes da lua), ou o quartzo branco, que pode ter as mesmas funções de for programado para isso! Programe as pedras como indicado anteriormente. Escolha uma fase de lua cheia quando esta estiver num dos místicos e muito psíquicos signos de água como Câncer, regente da lua, Peixes ou Escorpião. Lembre-se de verificar se a lua não está fora de curso, ou mal aspectada com o planeta mercúrio, que rege o conhecimento e a comunicação, e nem preciso explicar o motivo, não é? Também deverá ser evitado aspectos desfavoráveis com plutão, regente do submundo da psique! Isso poderia trazer conexões indesejadas que poderiam tornar a conexão densa demais! Deixe os objetos do rito em frente a uma janela em que em determinado momento fiquem expostos à luz do luar! Retire tudo antes de o sol nascer! Faça o mesmo que foi feito com o arcano anterior, queime o papel, guarde a carta, use as pedras e beba toda a água do cálice! Ela foi fluidificada com os poderes da lua e de todo o ritual.

Leia também o artigo As Aplicações do Tarot



8 comentários:

  1. Genial, Jaime! Aguardando ansioso os demais Arcanos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e a leitura meu querido! Não tenho a intenção de escrever sobre a magia dos outros arcanos aqui no blog, e sim de passá-las na forma de workshop! Grande abraço!

      Excluir
  2. Muito bom esses rituais. Farei os com certeza!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigado Virgínia pelo registro do seu carinho! Volte sempre!

      Excluir
  4. Olá Jaime, adorei os rituais, vou fazer com certeza, mas tenho uma dúvida: você mencionou que é preferível ter um tarot para leituras e outro para rituais, tenho somente um, posso fazer com esse ou preciso mesmo adquirir outro? Por que é preferível ter dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tai a prática oracular e a prática mágica têm muitas similaridades, mas diferenças também! Resguardar um baralho específico para uma e outra prática ajuda a reforçar a egrégora, ou campo vibracional, de cada baralho para essas atividades. Por outro lado isso até pode se tornar dispensável se você não realiza atividades mágicas regulares com seu baralho de leituras! Obrigado por sua visita. Um grande abraço!

      Excluir