segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A Justiça - Arcano VIII


Título Esotérico – A Filha dos Senhores da Verdade; O Controlador da Balança (As muitas faces da verdade que cabe a cada um de nós reconhecer em nível particular e depois ajustá-las a nível global para o equilíbrio da vida).

Analogia Astrológica - Libra (O 7º signo) é o único dentre os doze signos zodiacais que não possui nenhuma representação animal ou humana. Isso simboliza a sua busca pela imparcialidade de julgamento para que assim, o signo que rege a busca pela verdade e pelo equilíbrio, não seja perturbado pela interferência dos instintos inferiores e dos atos impensados. Libra rege tanto os diálogos apaziguadores quanto as confrontações abertas.

Analogia Numerológica – O 8 como o número da força que equaliza o ritmo e as forças do universo! Sua forma lembra dois círculos apoiados um sobre o outro. O que demandaria um esforço firme, contínuo, porém delicado! Por isso rege a disciplina, o senso de responsabilidade, realismo, busca pela verdade e justiça. Junto com o 7 e o 9 está entre as vibrações mais altas da numerologia. Saído do perfeccionismo estreito do 7 ele olha com mais acuidade e sobriedade, o que o possibilita fazer ajustes nos exageros cometidos pelos números anteriores. Daí sua semelhança com saturno, o limitador-retificador.

O Arcano – Uma mulher de postura ereta está segurando uma espada desembainhada na mão direita e uma balança na mão esquerda, esta se encontra à altura do coração. Ela usa um manto azul, e veste sob ele uma longa toga vermelha. Está sentada no que parece ser um trono. Não se pode ver os seus pés nem os detalhes do assento. A figura olha diretamente para o espectador como se o estivesse inquirindo!

Significado – A espada é um antigo símbolo de encontro e da defesa da verdade e da justiça. A mulher a segura com a mão direita, simbolizando a vontade firme e bem dirigida. A balança na mão esquerda e à altura do coração aponta sua capacidade de manter as emoções e os instintos sob controle, para que se mantenha uma visão distanciada das questões a que se propõe avaliar. O trono está representando sua disposição diante desse encontro com a verdade e de que o senso de justiça é soberano neste arcano. O ato de estar sentada e usando um manto predominantemente azul indica que sua ação é mais interior e intelectual A toga vermelha que usa por baixo, mais a presença da espada indicam, por outro lado, o quanto ela está disposta a pegar em armas e ir a luta para defender a sua verdade! O fato de seus pés estarem ocultos reforça sua desconexão com os instintos. O seu olhar inquiridor enfatiza de que não há mais como nem por que fugir dos fatos e das evidências. Há de se encará-los e confrontá-los visando o equilíbrio de uma situação ou o encontro com a verdade! Aponta também sua firme determinação em encarar a realidade como ela se apresenta. Ao contrário do arcano VI, Os Amantes, o arcano de A Justiça fala-nos das decisões tomadas a partir da razão, sem quaisquer ponderações afetivas ou de qualquer outro tipo de subjetivação.

A Justiça no Osho Zen tarot.
Divinação – Equilíbrio, verdade, lógica, justiça, lei, ordem, disciplina, persistência, rigor. Normalidade, regularidade, estabilidade, razão. Ver as duas faces de uma situação antes de emitir um julgamento, imparcialidade. Capacidade julgadora e de discernimento sobre o certo e o errado, o ético e o não ético. Crítica e autocrítica. Encontrar e defender a sua verdade, como quando assumimos abertamente nossas opiniões, preferências, desejos, necessidades ou nossa posição política e social; ou quando defendemos abertamente os direitos políticos de minorias, ou o fato de sermos de uma minoria e reivindicamos nossos direitos! Temas ligados à justiça, processos, litígios de toda a espécie etc. Este arcano denota uma necessidade de retificação de posturas, ações, negócios, contas (Como em auditorias financeiras), relacionamentos... É a capacidade e ou a necessidade de se colocar limites tanto para si quanto para os outros! Dizer não reconhecendo os excessos nossos e alheios, como quando impomos limites a um filho(a) mimado ou a um parceiro(a) não participativo, abusivo ou controlador; ou quando decidimos deixar de procrastinar decisões e atitudes transformadoras! Por isso também simboliza a conversa confrontadora do tipo colocar os pingos nos “is”. Negativamente é a aridez afetiva, a incapacidade de sintonia e conexão afetiva ou de expressão livre das emoções. Dureza interior, rigidez. Abordar questões específicas com verdades genéricas que não se aplicam! O tipo que não dá o braço a torcer. Divórcio, injustiças, julgamentos duros, preconceituosos e ou precipitados sobre alguém ou alguma situação. A burocracia dos processos legais e judiciais.


Personagem do Cinema – Ann Talbot, interpretada brilhantemente por Jessica Lange no Filme Muito Mais que um Crime (Music Box em inglês) de 1989. Ann é uma bem sucedida e conceituada advogada que é surpreendida quando seu pai Mike Laszlo (muito bem interpretado por Armin Mueller-Stahl) é acusado de crimes nazistas durante a Segunda Guerra Mundial como participante do grupo fascista húngaro Cruz Seta, que colaborava com os nazistas perseguindo e massacrando, de formas abomináveis, as minorias odiadas por Hitler e seus seguidores. Para evitar sua deportação Ann começa a trabalhar para provar sua inocência. Apesar de surpreendente para ela, fica claro que tem condições de ganhar o caso dada a falta de provas! Entretanto o julgamento acurado da brilhante advogada a deixa intrigada com a veemência com que as vítimas acusam seu pai dos crimes dos quais ele é suspeito! Inicia por conta própria uma investigação que a leva à Hungria e às revelações mais surpreendentes de sua vida, onde todo seu senso de justiça pessoal, ética humana e profissional será posta à prova! O filme está permeado pelos temas do arcano de A Justiça, como imparcialidade, verdade, justiça, lei, ética e rigor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário