terça-feira, 2 de julho de 2013

A Morte - Arcano XIII

Título Esotérico – O Descendente dos Grandes Transformadores; O Senhor do Portão da Morte (Transformar é a lei da vida. Podemos entender assim: transformação = transcender a forma anterior pela ação).

Analogia Astrológica – Escorpião (O 8º signo), o signo da morte. Representado pelo peçonhento artrópode classificado também como um aracnídeo de picada dolorosa, que vive em lugares escuros e úmidos. Este signo nos remete ao medo do desconhecido e a dor das perdas e transformações que “matam” um pouco de nós a cada vez. Entretanto ele existe para lembrar que sem a morte a vida não circula e perde grande parte do seu mistério e significado!

Analogia Numerológica – A unidade cristalizada (1) abre mão de sua própria integridade, e ao expandir-se sai de si (3) e cria uma nova realidade (4).  Essa nova criação não se dá de modo algum de maneira fácil, requer o trabalho, e o empenho para desenvolver o processo que o 4 exige. Assim que estiver estruturada a nova ordem fica velha e o processo de putrefação e transformação da estrutura vigente recomeça.

O Arcano – Um esqueleto que parece ainda com pedaços de carne putrefata sobre si, empunha uma imensa foice cuja lâmina é vermelha. Aos seus pés um solo negro ostenta cabeças coroadas, ossos, pés e mãos decepados que jazem jogados numa visão aterradora. Nos baralhos medievais o nome da morte não aparecia, pois que uma antiga crença dizia que ao ser evocado ela viria ao encontro daquele que a evocou.

Significado – O esqueleto representa tanto o fim da vida quanto o aparecimento do que é essencial. A sabedoria popular diz que nada é mais querido do que o bem perdido. Ao perdermos o que possuíamos é que muitas vezes entendemos sua importância e real significado em nossas vidas! A foice nos remete a Cronos e deus grego do tempo, sua cor vermelha simboliza a vida que é extinta e revigorada por ele. A morte age através do tempo, morremos todos os dias um pouco mais, agora mesmo estamos morrendo sem com que percebamos, por isso viva a vida! Viver a vida, entretanto, não é desperdiçá-la fazendo o que a maioria faz, ou vivendo de modo a apenas satisfazer seus instintos. Viver a vida é também aproveitar o terreno fértil (a terra negra é rica em húmus) aos pés da morte para deixar sua marca e contribuição neste mundo. Assim nossos semelhantes evoluirão a partir do que criamos e a “onda” da vida contará com nossa contribuição, cujo um dos grandes tributos foi nossa própria existência! As cabeças, mãos e pés cortados ao redor do ceifeiro indicam que ele atinge a todos e que também vem aos poucos, ou às vezes de modo abrupto. Cronos é Saturno, que tanto é o deus romano com os mesmos atributos que Cronos, quanto é o planeta regente do Karma. A lei do Karma é que define muitas vezes como vivemos ou morremos. A cor negra do solo traz mais uma mensagem, que tanto o fim quanto o começo se dão na escuridão do vazio, ou do solo, pois que “porquanto és pó e ao pó voltarás.” Gênesis 3-19.

A Morte no Osho Zen tarot.
Divinação – Perdas, luto, dor, separação, sofrimento, morte, doença crônica. Ao contrário do arcano XVI A Torre, A Morte traz o fim de laços afetivos ou de amizade de modo definitivo, no sentido de que a antiga forma foi transcendida e do modo como foi jamais voltará a ser! O que pode ser tanto bom quanto ruim. Perdas das forças vitais por cansaço, exaustão ou sofrimento psicológico, letargia. Melancolia e depressão, o suicídio também está sob sua égide. Encerrar uma etapa da vida sem que outra esteja necessariamente encaminhada. Indica cirurgias com o sentido de limpar ou extirpar o mal e devolver a saúde. Assinala perdas necessárias como romper uma sociedade que não está sendo produtiva, um relacionamento disfuncional, ter de deixar os pais velhinhos sozinhos por compromissos maiores, deixar o filho ir para o mundo e correr riscos, ou ter de abandonar o local em que nascemos, etc. Ou ainda, num exemplo bem dramático, ter de cortar um membro para se preservar a vida. Falta de disposição para fazer alguma coisa simplesmente porque aquilo “morreu” pra nós, perdeu totalmente o seu sentido ou propósito! A morte também significa limpeza, purificação, eliminação de tudo o que não nos serve mais ou impede nosso progresso interior ou material. As vivências do arcano XIII nunca são fáceis ou leves. Por menor que seja a transformação proposta por ele, sempre traz certa apreensão por nos confrontar com o nosso apego, medo ou fascínio do desconhecido.


Personagem do Cinema – Joe Black. A própria Morte é encenada no filme Encontro Marcado de 1988 pelo ator Brad Pitt. Em Nova York, uma médica residente conhece por acaso um recém-chegado na cidade Joe (Brad). Eles se sentem atraídos, mas logo após se despedirem ele morre em um brutal acidente de carro. Em seguida, a própria Morte decide utilizar o corpo desta vítima e vai falar com um magnata da mídia, dizendo que está ali para levá-lo, mas como pretende conhecer os hábitos dos humanos, propõe retardar esta partida se o milionário tornar estas "férias" interessantes e instrutivas. A jovem médica, que é a filha caçula do magnata, sente-se atraída pelo rapaz cujo corpo está sendo utilizado pela morte. Por fim ela, a morte, se apaixona pela jovem. O filme exalta o tempo todo o valor da vida, do amor e a busca por significado nessa existência, tanto quanto o medo e a dor das perdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário