sábado, 8 de junho de 2013

Tarologia é Superstição?...

Nesta última sexta-feira, dia 07/06/2013, a Rede Globo de televisão apresentou um especial do programa jornalístico Globo Repórter sobre superstições e pessoas que vivem segundo essas crenças! Até aí ok, apesar de que, convenhamos, uma consciência supersticiosa não tem absolutamente NADA a ver um verdadeiro desenvolvimento espiritual. A espiritualidade tem por objetivo elevar o homem a um nível superior de experiência onde o intelectual e o transcendente atuem de modo conjunto elevando a personalidade a um nível supraconsciente que seria o verdadeiro estado místico. Porém, associar tarot e astrologia a atividades de crendice supersticiosa foi mais que desrespeitoso, foi pejorativo!
Tanto o estudo quanto a prática de interpretação dos arcanos do tarot quanto dos símbolos astrológicos não dependem de quem se consulta crer ou não em suas mensagens e indicações. Com certeza, precisa sim de uma mente aberta e sem preconceitos para chegar até a mesa do tarólogo ou do astrólogo, uma vez lá os oráculos falam por si mesmos. Qualquer um dos dois sistemas serve sim para fazer previsões sobre o futuro, indicar períodos mais favoráveis para essa ou aquela ação e aconselhar sobre qual a melhor estratégia a seguir dentro de uma contenda específica que o cliente esteja enfrentado. Contudo não se restringe apenas a isso, embora nenhuma das duas profissionais entrevistadas tenham mencionado o assunto, tanto o tarot quanto a astrologia podem explicar de modo profundo, dentro de uma perspectiva tanto psicológica quanto filosófica e espiritual, a verdadeira essência do que se está vivenciando. Coisas como: “Por que estou passando por isso?”, “Como isso serve ao meu crescimento?”, “Como atraí essa situação para minha vida?...” e essa talvez seja a maior riqueza desses sistemas simbólicos oraculares!
O olhar sóbrio e profundo 
tem o preço da solidão.
Já não bastasse os séculos de ignorância e reducionismo racional que o conhecimento oculto sofreu, soma-se agora a vulgarização de sua prática. O que carrega em si tanto o triunfo do conhecimento científico moderno quanto seu desprezo sobre aquilo tudo que não pode “ser comprovado cientificamente”. Sempre que ouço essa expressão fico pensando se as pessoas que a repetem se dão em conta de que é quase como afirmar que o que não possui aval científico não existe mesmo que esteja ali, bem debaixo do nosso nariz! É irritante testemunhar isso? Claro! Mas de modo algum deve desanimar aqueles que viram para além dos muros da obviedade corriqueira do conhecimento popular, e sim instigar a intensificar sua atividade para disseminar a cultura silenciosamente revolucionária e progressista da Nova Era. 

Assista ao programa: Globo Repórter/superstições

2 comentários:

  1. De fato, ainda há muito para as pessoas compreenderem de fato sobre os oráculos em geral. Mas pelo debate já é válido, em outras vezes criaram uma reportagem onde só viam o lado da fraudes, pelo menos agora não houve tanto negativismo , entre aspas, diante do tema.Bjos!

    ResponderExcluir