terça-feira, 19 de março de 2013

O Papa e o 13


No domingo, dia 17/03/2013, no quadro “Detetive Virtual” a apresentadora Renata Ceribelli atentou para as coincidências entre as várias aparições do 13 na eleição do novo Papa. O Papa Francisco foi eleito no dia 13/03/2013, data que ao ser somada resulta em 13. Veja: 1+3+0+3+2+0+1+3 = 13. A apresentadora assinala ainda que as palavras Papa argentino e Papa Francisco tem treze letras. Essas duas últimas informações para fins de estudo numerológico ou simbólico não tem validade nenhuma! O pior foi ter dito que muitas previsões apocalípticas estavam sendo feitas por que para muitas pessoas o 13 é um número de azar! Essa, aliás, é uma crendice medieval que cruzou os tempos por puro desconhecimento da maioria das pessoas sobre o simbolismo real deste número. A disseminação de mais crendices não ajuda em nada na compreensão dos aspectos simbólicos ocultado por eles! Depois de fazer essas alegações a jornalista concluiu parafraseando o colega Tadeu Schmidt: “Sabe o que Isto que dizer?... Nada!...”. E é claro que nós podemos confiar na opinião deles, afinal são peritos na profunda, complexa e erudita atividade intelectual de apresentar um programa chamado FANTÁSTICO!
Aracno XIII, A Morte. Arauto das
transformações profundas.
Thoth tarot
.
Agora falando sério, vamos olhar um pouco mais fundo e ver o quanto de sincronicidade há no encontro desses eventos e o simbolismo do número 13. Sincronicidade, para quem não sabe, é a teoria criada por Carl Gustav Jung de que um acaso repleto de coincidências que possuam um significado, não e mais uma acaso, mas uma expressão da alma. Deepak Chopra costuma dizer que “a sincronicidade é o modo pelo qual Deus atua”, e parece que ele está certo! O 13 foi maldito pela própria crença católica que tratou de demonizar todas as tradições pré-cristãs, denominadas por eles como pagãs. O termo pagão é da antiga Roma e define apenas o homem do campo. As assim chamadas tradições pagãs eram praticadas por camponeses na sua íntima ligação com a natureza e seus ciclos e eventos. O calendário das antigas tradições espirituais do povo europeu antes do advento da cristianização era lunar, ou seja, com um ano de treze luas, ou meses de 28 dias cada um. A essência maléfica, por assim dizer, deste número foi fortalecido pela narrativa bíblica de que Jesus Cristo mais os apóstolos formavam treze membros. Jesus, que seria o décimo terceiro membro, foi morto. Assim o 13 passa a ser associado à morte e ao azar.
Com o passar dos séculos surge na Europa o primeiro baralho de tarot e ele traz em seu conjunto de cartas um símbolo, o décimo terceiro, que mostra a figura da morte. Na verdade um ceifador que ora aparece como um esqueleto segurando uma foice, ora como uma espécie de zumbi em decomposição ostentando o instrumento agrícola que acabou assumindo contornos nefastos. Esta carta não tem nome, pois mais uma crença se espalhara pelo continente durante a Idade Média, a de que ao se dizer o nome da morte, ela virá ao encontro de quem a chamou. Apesar de não ter título todos sabem que é A Morte, o arcano de número 13 do tarot! Isso estimulou os que ainda professam essa superstição de que o Papa Francisco será o último Papa. O mais engraçado mesmo é que a reportagem do Fantástico vai consultar um padre que afirma que nenhum católico de bom senso deverá acreditar numa coisas dessas!... Não é engraçado? A própria Igreja espalha uma crendice pelos séculos e depois diz que não é sensato acreditar nela!... E não é mesmo, mas as incoerências das religiões institucionalizadas é que são de matar!


Bem, com o tempo e o nível de compreensão da humanidade se alargando, aprendemos que a própria experiência da morte é simbólica! Morremos muitas vezes ao longo da vida e de nossas experiências. Sim podemos morrer fisicamente, isso ocorrerá com todos nós um dia, mas também morremos um pouco quando perdemos um grande amor, ou encerramos de modo definitivo a participação num evento ou empreendimento que nos foi muito caro. Ou ainda quando um filho sai de casa, essa é uma perda necessária para a evolução tanto dele quanto nossa. Para que ambos continuem a vida. Assim a morte tem também um simbolismo de renovação e de transformação, no sentido de transcender a antiga forma conhecida.
Agora voltemos ao Papa, ele é eleito num momento em que a Igreja precisa diminuir suas muitas incongruências sociais, como a de defender a castidade, mas acobertar o nome de padres pedófilos. Ele assumiu para seu pontificado o nome de Francisco, um dos mais inspirados e inspiradores santos do catolicismo que começou seu sacerdócio por causa de uma revelação divina que dizia que ele era o escolhido para reformar a igreja, trazendo-a novamente para as pessoas de vida e alma simples. E essa com certeza era a intenção da cúria romana ao eleger como Papa um cardeal de um país com um grande número de católicos e em desenvolvimento! As muitas sincronicidades com o simbolismo do número 13 revelam, isto sim, uma expressão do inconsciente coletivo tanto dos fiéis quanto da Igreja romana por reformas. Ou seja, na verdade é um símbolo muito positivo para os católicos do mundo todo! Como quando puxamos a carta de A Morte para um processo de mudanças no trabalho. É um aviso do tipo: “Profundas transformações vem aí!”. E é exatamente isso que todos querem, não é? 
A possibilidade de
nascimento do novo.
Arcano XIII, The Old Path tarot.
Na numerologia o 13 é também um número kármico associado ao trabalho duro e disciplinado, características essas que já faziam parte do trabalho ecumênico do cardeal Jorge Mario Bergoglio. O arcano de A Morte representa também tanto os processos cirúrgicos, como forma de transformação de uma realidade física (seu aspecto positivo), quanto de debilidade do corpo, ou doença (seu aspecto negativo)... Bergoglio teve parte do pulmão retirado numa cirurgia durante a juventude, mas o quanto isso debilitará sua atuação, só o tempo será capaz de revelar.
Sempre haverá aqueles que disseminam as superstições e o medo ao invés do esclarecimento, e sempre haverá aqueles que ao combatê-los aniquilam toda a possibilidade de compreensão de sua linguagem simbólica intrínseca. Para essas pessoas coincidência é o outro nome da própria ignorância e estreitamento de visão. O trabalho a ser feito é o de compreensão do significado dos símbolos e sinais, expandindo a si mesmo e sua percepção da vida.

Veja a matéria da Globo: Detetive Virtual


2 comentários:

  1. Pois é, de certo modo achei muito estupido a forma como ele abordou o tema. Também acho que nada é por acaso, tudo se interliga, se explica, números são energias. Abs!

    ResponderExcluir
  2. Excelente como sempre, Jaiminho!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir