terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Reflexões Sobre o Tarot

A seguir algumas definições de tarólogos famosos, do passado e do presente, para inspirar e refletir sobre as aplicações, funções e a natureza do tarot. Escolhi essas citações por me pareceram as mais contundentes e, é claro, condizentes com minha própria percepção e experiência dentro da prática tarológica. No futuro pretendo colher mais desse tipo de definição ou enunciação sobre o significado e o propósito do tarot de autores e estudiosos que, assim como eu, dedicaram suas vidas à prática e ao estudo dos arcanos. Todos aqueles que registrei aqui têm seus livros indicados na minha lista de bibliografia recomendada. Note que alguns afirmam, ao contrário do que alegam certos autores nacionais, de que o tarot é sim um caminho para o transcendente, para a conexão com algo maior e, também, para uma conexão com Deus! Espero que gostem!



“As imagens das cartas do tarot são tão antigas e profundamente ligadas aos padrões inconscientes do desenvolvimento humano, que merecem todo o respeito e crédito. Não devem ser encaradas como brinquedos, mas, de certo modo, como imagens sagradas, não porque sejam sobrenaturais, mas porque, tal como uma obra de arte famosa ou alguma peça da literatura mundial, elas refletem nossos mais profundos conflitos, necessidades e aspirações.”

- Sallie Nichols em “Jung e o Tarot”.


“O tarot é o mais perfeito instrumento de adivinhação que pode ser usado com total confiança, por causa da precisão analógica das suas figuras e dos seus números.”

- Éliphas Lévi em “Dogma e Ritual de Alta Magia”.


“Imaginação, jogo, aventura pessoal. O tarot conta a história de alguém que está procurando escrever a história do que não sabe.”

- Alberto Cousté em “O Tarot ou a Máquina de Imaginar”.


“A forma com que o tarot opera em nível de previsão nada mais é do que uma espécie de espelho da psique.”

- Liz Greene em “O Tarot Mitológico”.


“Natureza e imagens alegóricas que se combinam para formar uma história.”

- Stuart Kaplan em “Tarot - O Mistério das Cartas”, documentário.


“Para mim o tarot é muito mais que um oráculo, é a ambiciosa tentativa do homem de encontrar a chave da coesão universal através do símbolo.”

- Jaime E. Cannes em “Por Trás da Cruz Celta”, artigo do Blog Tarotzenreiki.blogspot.com


“Assim, também a leitura dos símbolos do tarot, runas, cartomancia deve buscar sempre relacionar o consulente não apenas com as coisas imediatas e pessoais que o cercam, mas também com a energia universal.”

- Regina M. Azevedo em “A Sabedoria por Trás dos Oráculos”.
Revista PLANETA, Setembro de 1993.


“Quando consideradas como simples exemplos da imaginação mitológica, as cartas são dóceis; mas como ferramentas de divinação, são selvagens, poderosas e imprevisíveis.”

- Cynthia Giles em “O Tarô – Uma História Crítica:
Dos primórdios Medievais à Experiência Quântica”.


“Vale a pena considerar o tarot do ponto de vista de se estar trabalhando com um sistema vivo de energia, que funciona com padrões antigos profundamente enraizados, mas que lentamente vão se modificando com o passar do tempo; um sistema energético que contém profundamente dentro de si toda a sabedoria da raça humana; e um sistema energético capaz de transportar orientações das fontes Divinas para além do Louco e através dos caminhos arquetípicos dos Arcanos Maiores e das cartas da Corte”.

- Rose Gwain em “Descobrindo o seu Eu Interior Através do Tarot”.


“O princípio de que o nosso universo obedece a uma ordem exata é tão básico para o Tarot quanto a ideia de que as cartas do Tarot representam com precisão a própria estrutura do Universo”.

- Robert Wang em “O Tarot Cabalístico”.


“Assim como usamos um espelho para observar nosso exterior, podemos usar as imagens do Tarot para nos aproximarmos da nossa realidade interior. Uma aventura ousada! As imagens do Tarot são um espelho das imagens que temos na alma. Quanto mais as contemplamos, mais descobrimos sobre nós e nossas vidas”.

- Gerd Ziegler em “Tarot – Espelho da Alma”.



“As cartas conhecidas como Arcanos Maiores representam o caminho que percorremos na vida humana. Elas mostram 22 energias básicas do nosso Universo e nos orientam no caminho para Deus, para a iluminação”.

- Mario Montano em “Tarot – Espelho da Vida”.


“Todas as nossas convivências, todos os nossos sonhos, todos os possíveis arquétipos das nossas experiências podem ser encontradas nessas 22 cartas. Elas representam um espelho inesgotável; quanto mais nos aprofundarmos nelas, tanto mais poderemos descobrir. E cada vez que nos encontramos com elas, elas são totalmente novas e nos aparecem sob uma luz diferente”.

- Mario Montano em “Tarot – Espelho da Vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário