terça-feira, 2 de julho de 2013

A Temperança - Arcano XIV

Título Esotérico – A Filha dos Reconciliadores, a Parteira da Vida (A integração das muitas partes da consciência amplia a percepção da vida e de toda a existência, dando-lhe novo significado e propósito).

Analogia Astrológica – Sagitário (O 9º signo), representa a união de três planos: o animal, representado pelo cavalo, o mental, representado pelo homem e o inspiracional e espiritual representado pelo arco e flecha. Esse simbolismo alude à busca humana por um sentido último para sua existência. Ou seja, é a consciência humana que se volta para o aspecto transcendente da vida num ímpeto vigoroso por evolução no seu significado mais profundo.

Analogia Numerológica – O indivíduo consciente (1) estrutura seu mundo concreto (4) para logo em seguida reformulá-lo no sentido de acrescentar a ele um significado de cunho mais profundo (5), quer seja filosófico ou espiritual. Note que a forma do 5 lembra um meio quadrado apoiado sobre um meio círculo, sugerindo uma interação entre os planos material (o quadrado) e espiritual (o círculo) da vida, onde um não existe sem o outro.

O Arcano – Um ser angélico segura duas ânforas nas cores vermelho e azul. O ser angelical despeja um líquido entre as ânforas como se quisesse temperar a sua temperatura, ou misturá-lo! Veste uma longa toga também composta por essas duas cores. Suas asas permanecem numa posição ligeiramente abertas. Seus cabelos são azuis (cor associada à água) e na cabeça, na ligação entre o 6º e o 7º chakra, uma flor vermelha (cor associada ao fogo) de cinco pétalas está colocada e bem aberta!

Significado – O anjo (do latim angelus = mensageiro) é um símbolo de ligação da humanidade com o plano superior ou espiritual. As asas simbolizam a liberdade, a expansão e o crescimento em todos os níveis. São o arauto da busca pelas alturas da consciência, no sentido de ir além dos limites do conhecido. Os vasos ou ânforas são o receptáculo do fluido da vida. O azul incide sobre o vermelho. Ou seja, o espiritual e afetivo incide sobre o material instintivo, purificando-o, harmonizando-o ou mesmo fortalecendo-o. Nota-se que há uma permuta harmonizadora entre as vibrações sugeridas pelas cores. Na parte azul da toga do anjo encontra-se o vaso vermelho e na parte vermelha encontra-se o vaso azul. O que lembra muito o símbolo do Tao onde yn e yang integram-se, se influenciam e sustentam a harmonia da vida. Os muitos emblemas que aludem aos planos mais interiores da psique que se integram (anjo, ânforas, água etc) quer seja no plano espiritual ou sutil, indicam que a harmonia é a qualidade maior deste arcano. Isso nos lembra de que a harmonia é algo que nasce de dentro pra fora, e de que faz parte de um processo onde coisas tem de ser integradas, apuradas ou alquimizadas nas profundezas da alma! Portanto não pode ser imposta artificialmente. O contrário acontece com o equilíbrio, que corresponde ao arcano VIII, A Justiça. Manter o equilíbrio sugere um esforço contínuo numa mesma direção, intensidade e frequência. Assim que o esforço cessa, o equilíbrio se esvai. Na harmonia um empenho é mantido por algum tempo, depois desemboca na coisa harmonizada, e a partir disso seu estado de harmonia é permanente. Embora isso não se dê, de modo algum, de maneira fácil ou rápida! Daí A Temperança também ser o arcano dos tratamentos, e dos processos de desenvolvimento.
A flor desabrochada no alto da testa, bem na ligação dos chakras superiores, assinala que esse processo de integração de partes extraviadas da consciência resulta numa maior percepção da vida, como o nascimento de novos ideais, objetivos e direcionamentos de vida. Uma alquimia ocorre, o cabelo azul sustenta a flor vermelha, como a água sustentaria o fogo na visão da harmonia perfeita dos antigos alquimistas. Como quando alguém de temperamento delicado, sociável e gentil tempera sua personalidade com liderança, autoconfiança e firmeza tornado-se capaz de realizar muito mais do que até então vinha obtendo em suas empresas. Por isso “temperança” não deve ser interpretado apenas como apaziguação ou harmonização, mas também como ativação e fortalecimento. Como o que fazemos com o aço ou a comida, que sem seus temperos são só ferro e alimento cozido respectivamente.


A Temperança no Osho Zen tarot.
Divinação – Uniões afetivas com laços profundos, ou mesmo espirituais, superiores a afinidade intelectual ou à química sexual. Harmonia interior ou refletida numa situação. Viagem, pois une coisas distantes ou separadas. Por esse mesmo motivo indica os meios modernos de comunicação, como e-mails, telefones celulares, torpedos SMS, Skype e assim por diante. O nascimento de novos objetivos de vida que nos impulsionam a realizá-los ou o desabrochar de perspectivas mais elevadas sobre um assunto já conhecido, como ver horizontes maiores num trabalho que se vinha fazendo, ou ainda entender o real significado intrínseco deste trabalho. Ampliação estimulante dos horizontes e limites pessoais, e sentir-se capaz de cumpri-los. Tratamentos e curas holísticas e complementares como florais, homeopatia, reiki etc, que visam a integração dos planos físico, mental e espiritual do indivíduo. Representa os tratamentos de cura muito longos de qualquer tipo, seja natural ou alopático! O arcano de A Temperança revela também a presença, inspiração, guiança ou auxílio de seres espirituais (como guias e anjos) que nos orientam e protegem num momento específico.


Personagem do Cinema – Frodo e Sam interpretados respectivamente por Elijah Wood e Sean Astin na trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003). Os dois amigos possuem profundos laços afetivos. Frodo é um jovem hobbit cuja missão de levar para a destruição o anel mágico do senhor do escuro Sauron, mostra-se um fardo quase insuportável! Durante todo o caminho Frodo tenta repassar o anel adiante ou quase sucumbe ao seu poder maligno. Nessas ocasiões o devotado Sam surge, como uma espécie de anjo da guarda, para lembrar ao pequeno hobbit de suas motivações e reavivar o seu propósito, que vez por outra se obscurece em sua consciência. Se Sam é o fiel dos propósitos interiores e elevados de Frodo, este por sua vez insufla no pacato Sam do condado uma perspectiva de vida muito maior do que a da pequena aldeia em que ambos viviam. Mostra a seu parceiro de viagem um mundo muito rico em possibilidades, mas ao mesmo tempo reforça o valor e os laços íntimos com sua natureza e origem. A viagem produz uma verdadeira alquimia na psique e personalidade de Frodo, que ao retornar vê sua percepção de vida ampliada e não se identifica mais com a antiga vida no condado. Ele se retira para viver com os Elfos, seres quase divinos que decidem ir embora da Terra Média. Num símbolo da ligação com seu tempo e história, deixa com Sam um livro com suas memórias sobre a aventura que os dois viveram juntos!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Mais uma vez obrigado! Este era o meu arcano de maior dificuldade no meu começo do estudo do simbolismo tarológico! Justamente porque é ele quem faz a junção entre o sutil e o palpável neste mundo! Nessa época minha visão do tarot era muito etérea e espiritual. Depois que "aterrei" minha perspectiva, o significado de A Temperança flui em mim...

      Excluir