quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Os Princípios Reiki



Os princípios reiki foram adicionados pelo Dr. Usui à prática de cura reiki como uma forma de oferecer aos iniciados uma reflexão sobre a vida e como uma sugestão de conduta interior. Isso diferencia o reiki de todos os outros métodos de cura, sem se referir a nenhuma religião específica ele sugere uma filosofia de vida tanto aos iniciados quanto aos que recebem o tratamento. Os seus princípios são funcionais e aplicáveis a qualquer outro sistema filosófico e religioso do mundo.


Kyo dake wa


(Apenas hoje)


Toda a filosofia oriental se baseia na atenção no presente, a projeção da mente para o futuro gera a ansiedade e o estresse, já a mente focada para o passado leva à melancolia e em casos extremos à depressão. Viver no agora traz a paz e nos liberta dos erros do ontem e das agonias futuras. Estar no aqui agora é o maior presente que podemos dar à consciência. Todos os cinco princípios que se seguem deverão ser dirigidos para o hoje, e assim numa sucessão de momentos um tempo contínuo e estável se formará!


1º) Ikaru-na


(Sem raiva)
A raiva geralmente surge de uma ferida causada em algum lugar no passado e que pode ser reaberta ao interpretarmos qualquer situação no presente como sendo semelhante àquela que nos feriu. Assim a raiva vem a ser uma reação, e as reações são interpretações distorcidas por nossas emoções aos eventos do presente. Um exemplo que sempre menciono é: se ao almoçar com um amigo você sente uma vontade incrível de repetir a sobremesa, e se seu amigo por acaso resolve comentar algo como “Ué, vai comer de novo?” você pode imediatamente reinterpretar isso como uma critica à sua forma física, ou como uma invasão à sua privacidade e responder rispidamente. Isso é uma reação, você reinterpretou as intenções do seu amigo e disparou o que lhe veio logo à cabeça. Uma resposta seria algo como “É, gostei deste doce...” pronto você não reinterpretou nada, apenas respondeu a uma pergunta, que mesmo que tenha sido feita com o intento de ironia ou pela total falta de delicadeza do seu amigo isso não o envolverá nessa trama distorcida de emoções. Você apenas deixa o evento passar. A raiva é uma importante energia de ação, use-a para movê-lo ao que deseja, mas nunca sirva a ela pura e simplesmente.


2º) Shinpai suna


(Sem preocupação)


A preocupação é, como já diz a palavra, uma pré-ocupação da mente com coisas que ainda não aconteceram, então de que serve essa energia mental despendida? Planeje, reflita e organize, mas depois entregue, deixe que o universo faça a sua parte. Não se preocupe com nada. Um velho ditado árabe diz que se uma coisa tem solução, não há porque se preocupar e se não solução, também não há porque se preocupar!...


3º) Kansha shite


(Seja grato)


A gratidão hoje é reconhecida como o sentimento mais positivo que se pode ter para a construção de novos valores. Toda a literatura de auto-ajuda recomenda que se agradeça ao que já foi conquistado. Essa é uma experiência que amplia a visão que temos sobre nós mesmos, favorece a criação de uma autoestima mais estruturada e permite que se perceba o quanto se caminhou ao longo da própria estrada. Com esse sentimento em nós a consciência amplia seus espaços interiores para que mais daquilo que desejamos para nosso desenvolvimento se manifeste.


4º) Gyo-o hage me


(Faça suas obrigações)


Não procrastine nada! Faça o que lhe é requerido, e caso se sinta sobrecarregado, reveja isso! Desempenhe o seu papel dentro do seu trabalho, comunidade ou família. Você é uma peça fundamental na engrenagem do universo, e se as funções que você desempenha não lhe permitem ver isso medite sobre elas ou mude-as. A consciência de que fazemos exatamente o que corresponde aos nossos talentos é com toda a certeza o sentido de realização pessoal e profissional que todos buscam. Ao se encontrar isso, então não se procrastina mais nada! Cumpra as suas obrigações movido não só pelo sentimento de dever, que pode ser escravizante, mas também pela certeza que é este o seu papel no universo.


5º) Hito ni shinsetsu ni


(Seja gentil para com o ser humano)


Algumas versões dizem “Seja gentil com todos os seres vivos”, e eu particularmente prefiro esta. A pesquisa do professor japonês Masaru Emoto observou que a palavra “Obrigado” escrita em um pedaço de papel em qualquer idioma e depois colada num recipiente com água filtrada cria belos cristais depois de a água ser congelada. Como somos 60% água pense nas lindas vibrações que esta palavra gera em nós e nos animais... Sim, os animais são incapazes de entender o significado das palavras nos muitos idiomas humanos, mas percebem muito bem a energia da intenção que as palavras liberam. Quem convive com gatos ou cachorros sabe que muitas vezes nem um gesto é preciso quando dizemos “Para!”, para que o bichano saia imediatamente da peça. Agradeça aos seus animais domésticos por estarem com você. Agradeça aos que lhe servem no bar ou restaurante onde almoça, aos seus pais, funcionários... Este é um gesto poderoso, a palavra por si só já possui imensa força! Imagine se você colocar só um pouquinho de coração nesse ato?...Lembre que esta energia voltará renovada e multiplicada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário