terça-feira, 31 de maio de 2016

O Arcano Regente


A vida vista pelo tarot, um grande ciclo evolutivo
composto de muitos ciclos menores de desenvolvimento...
Uma das aplicações mais comuns na relação entre o tarot e a numerologia é o cálculo do ano de crescimento interior, ou arcano regente do ano. Que vem a ser a soma da data de nascimento de uma pessoa mais o ano do seu último aniversário. Um ciclo que dura exatamente um ano inteiro. Assim uma pessoa que fez aniversário em 14 de novembro de 2015 deverá proceder a seguinte soma 1+4+1+1+2+0+1+5 = 15 = 1+5 = 6. Nesse caso o arcano regente do tarot desta pessoa é O Diabo. Outro exemplo é a data 28 de dezembro de 2015 veja o que acontece de novo: 2+8+1+2+2+0+1+5 = 21 que corresponde ao vigésimo primeiro arcano do tarot, O Mundo! Entretanto, ainda existe, mais uma vez, a possibilidade de reduzir ainda mais esse número e 21 = 2+1 =3, que corresponde ao arcano de A Imperatriz. Então eis a questão? Qual dos dois arcanos vale afinal? Ao que respondo... Os dois! Nesses casos eu vejo o primeiro arcano como a grande proposta ou direção que o novo ciclo tomará, e o arcano resultante da soma final seria a essência ou causa última de todo o processo. No caso de O Mundo seria o fechamento de um ciclo onde grandes coisas seriam acabadas para dar espaços a outras de maior significado e relevância, seja interna ou factualmente. A Imperatriz nos diz que o novo ciclo teria como finalidade abrir possibilidades de expressão criativa, afetiva e, sobretudo, de encontro do prazer puro e simples como uma exaltação da vida! E no caso de O Diabo as vivências de paixão, poder e materialidade que a carta propõe são, na verdade, oportunidades para que se faça escolhas a partir da afetividade e das afinidades interiores, e se possa definir os verdadeiros caminhos para a sua realização, e quem são os verdadeiros aliados nessa senda... Representado aqui pelo arcano da essência Os Amantes, pois que 15 = 1+5 = 6. É evidente que essas análises que fiz aqui são frias e não dentro de um contexto real de leitura, onde poderiam tomar outras conotações!
O arcano regente indica a direção
que a consciência seguirá 
ao longo do novo ciclo. 
A Estrela XVII, do Maroon tarot.
Alguns tarólogos têm como costume somar o arcano regente antes da leitura ou mesmo antes da vinda do cliente. Eu prefiro calcular no final das leituras iniciais porque a mim parece que sua interpretação dá um fechamento interessante a tudo o que foi dito, complementando significativamente o sentido de todo o conjunto das vivências como foram relatadas através dos arcanos via o inconsciente do indivíduo!
O que fazer quando o arcano regente é “desdobrável” como, por exemplo, uma pessoa que fez aniversário em 9 de janeiro de 2016?  Veja que 9+1+2+0+1+6 = 19, arcano de O Sol. Este é um arcano que pode se desdobrar mais duas vezes, 19 = 1+9 = 10 e 10 = 1+0 = 1. Ou seja, O Sol pode ser desdobrado nos arcanos de A Roda da Fortuna e de O Mago. Como fica? Nesses casos eu não interpreto o arcano que fica no meio, A Roda da Fortuna (número 10), como sendo a essência do momento! Isso é uma revelação exclusiva dos arcanos de algarismos simples de 1 a 9 e ponto final. Essa sequência simples representa não só a origem de todos os outros números, como a base psíquica do homem em todas as suas demais manifestações. E também porque em outro momento esta pessoa poderá ser regida pelo próprio arcano da Roda sem intercalar com O Sol novamente! Então que fique claro que O Mago, nesse caso, é a essência para onde a direção dos eventos do ano levam o indivíduo na senda do seu ciclo de desenvolvimento pessoal!

Antes ou Depois?

Resta então a pergunta: O que é mais válido, conhecer o regente do ano antes ou depois da leitura? Bem, como sempre defendo, essa é uma questão muito pessoal e depende muito do processo intuitivo de cada um. Informações antecipadas do cliente me atrapalham, gosto de ir montando o quebra cabeça dos símbolos tarológicos com minha visão interior. Há, com certeza, aqueles para quem o reconhecimento antecipado do regente traz a assinatura de tudo o que o consulente traz em sua vida naquele momento e, para essas pessoas, isso pode representar um caminho mais seguro na interpretação dos arcanos, e na orientação a ser dada para quem o procura!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário