sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Em Defesa do Imperador

Conversando um amigo sobre o arcano de O Imperador ele me contou que ao falar com alguns pacientes sobre o tarot, eles comentaram sobre esta carta sendo algo negativo, pelo que evoca: ordem, estrutura, patriarcado, limites...

O Imperador, o emblema da liderança,
da ordem, do pensamento estratégico, 
do empreendedorismo e da realização
em todos os sentidos!

Ao que reagi espantado, e disse que achava interessante por ordem e estrutura serem tidos como características negativas, sendo que não se realiza NADA sem essas duas qualidades! E quanto a demonização do patriarcado, nada de novo, é a moda na cultura pop atual. O que tudo mundo ignora, intencionalmente pelo visto, é que o homem branco e heterossexual foi também o que criou tudo! Todos os inventos, todas as filosofias, ideologias, todas teorias psicológicas, tecnologias, e todas as ciências existentes que revolucionaram nossa vida no planeta. Inclusive todas as teorias de igualdade dos gêneros, etnias e orientações! Mas basta olhar para tudo o que as mulheres não foram e não fizeram, por questões culturais arcaicas, que os próprios homens despertos também ajudaram a derrubar, que TODOS os homens viraram vilões!

Não acho que os homens de modo geral tenham culpa, mas sim responsabilidade, pois tudo isso foi feito apenas respondendo a antigas estruturas sociais como foram se apresentando, o mundo era assim como nos ensina o pai do pensamento sistêmico Bert Hellinger, o que não significa que deva ser replicado, mas sim transformado. O mesmo machismo que deixou as mulheres de lado em suas expressões foi também o mesmo que as protegeu em guerras, crises e catástrofes, quando milhões de homens morreram para priorizar a vida de mulheres e crianças. E também hoje as qualidades masculinas antes citadas estão sendo demonizadas, e o que vemos é uma geração de pessoas sem limites, propósitos e estrutura interior relativizando tudo, erotizando as relações e escapando da realidade pela drogadição, e tudo em nome da liberdade sem limites... Acho que sob nenhum prisma isso é melhor do que o que tínhamos antes! É só a outra face da mesma moeda. E o papel daqueles que trabalham com a essência humana é, e sempre foi, o de dar espaço ao despertar interior sem nenhum tipo de culpabilização de quem quer que seja.

Na relação Tarot/Astrologia o Imperador
representa o Self, a porção íntegra da Psique.

A humanidade já viu muito disso. Na Idade Média os judeus foram tidos como os culpados pela peste negra, e depois pela ruína econômica alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Os artistas e livre pensadores foram taxados de disseminadores do comunismo na primeira metade do século XX nos Estados Unidos, durante o macartismo, período que ficou conhecido como a caça ás bruxas. Nos anos 80 os gays foram culpados pelo surgimento da AIDS no mundo todo! E agora a culpa de tudo é dos homens, e assim a responsabilidade pelo único tempo que se tem para mudar a realidade, o AGORA, não é assumida por ninguém. Há muita validação pelo vitimismo e pouca autorresponsabilidade pela própria história. E há muita dissolução da própria identidade na história global. O Imperador é o emblema do Self, a Psique íntegra e no comando de si mesma... E o mundo NUNCA precisou tanto disso quanto hoje!


Nenhum comentário:

Postar um comentário