segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O Tarot e os Florais de Bach...

Os Arcanos Maiores...


Tarot terapia é a aplicação mais produtiva do tarot no que se refere ao crescimento tanto pessoal quanto espiritual. As emoções vividas nas situações reveladas pelo tarot correspondem na sua grande maioria a padrões de comportamentos e sentimentos que nutrimos como respostas aos estímulos do mundo, por assim dizer! Diante de um desapontamento amoroso nós podemos nos prostrar como vítimas, ou ficar apegados ao objeto do nosso amor como se fosse nossa propriedade, ou ainda irados e de orgulho ferido, e assim por diante... Nem sempre essas emoções se evidenciam dramaticamente, como é de costume se acreditar. Às vezes é só uma voz persistente dentro da nossa consciência a nos fazer reviver aquele sentimento. A terapia floral é um dos sistemas que melhor se aplicam à utilização do tarot como um instrumento terapêutico. Existem alguns livros que exploram, inclusive, a relação do repertório floral de certos sistemas aos significados simbólicos dos arcanos do tarot. Essa correspondência nunca se dá de modo que todas as nuances do simbolismo de um determinado arcano seja atendida por uma, ou mesmo duas ou três flores. Fazendo com que cada arcano possa ter mais de uma referência floral dentro de um mesmo sistema, e aumentando ainda mais essa quantidade se forem agregados outros dos muitos sistemas florais hoje em utilização no mundo! 
Arcano de A Lua, do
Tarot de Charles VI (1392).
O que acontece, na maioria das vezes, é que as essências tratam ou os aspectos sombrios de determinada carta ou reforçam seus aspectos luminosos, e conforme a posição que ocupa dentro do método de leitura escolhido. Esse tipo de “intercâmbio” entre a assinatura de flores e o simbolismo tarológico facilitam a formulação de uma receita logo após uma sessão de leitura. Essa indicação costuma ser o pontapé inicial num processo de tratamento com florais, e não deve ser encarado como uma espécie de bônus dentro de uma consulta ao tarot. As essências são maravilhosas, mas precisam de interação consciente para que possam mostrar o melhor do seu poder de cura e harmonização.
A relação a seguir foi elaborada por mim e relaciona os arcanos maiores às 38 essências florais do Dr. Bach, o primeiro sistema floral reconhecido. 

Segue a lista:

O Mago (O Mago do Poder)

O Arcano: O Gênio brilhante. O fazedor de milagres. O prodígio! Inteligência, comunicação, o aprendizado de idiomas. Grande poder de oratória. Domínio da língua mãe, ou de muitas línguas estrangeiras (um poliglota). Versatilidade, o jogo de cintura para negociações. Expressão fluente de um talento. Realizar uma ação com grande habilidade. Execução exímia! A capacidade de fazer muitas coisas simultaneamente, ter muitos interesses ou habilidades diversificadas. Uma personalidade cujos dons e talentos atingiram notoriedade em seu meio.

Tratamento:

Larch – Sentimento de inferioridade. Para aqueles que se sentem inferiores aos outros. Frequentemente anteveem o fracasso por “não serem tão bons” e por isso nem se esforçam. Possuem grande medo de arriscar de qualquer forma para atingir seus objetivos. Admiram o sucesso dos outros, sem inveja ou ciúme, mas simplesmente porque não se sentem capazes de atingir o mesmo êxito, e se contentam em admirar e reconhecer. Chegam ao ponto de adoecer se têm de fazer ou encarar algo em que acham que vão fracassar!

A Sacerdotisa (A Princesa da Estrela de Prata)

O Arcano: A bruxa, a médium, canalizadora, a sensitiva, intuitiva, clarividente, clariaudiente. O conhecedor dos mistérios ocultos. A atitude contemplativa diante da vida, serenidade impassível. O sentimento de reconhecimento e conexão com o próprio destino ou propósito de vida. Fidelidade a si mesmo e seus princípios. Em termos psicológicos e afetivos é a resiliência. Por esse motivo pode desempenhar na família o papel de “o amortecedor de impactos” durante as crises. A sua sombra é a indiferença afetiva, a inacessibilidade social e interpessoal, a timidez exacerbada, e até a frigidez sexual.

Tratamento:

Water Violet – Para as pessoas solitárias e muito reservadas, mas que também podem ser muito vaidosas e orgulhosas. Geralmente são indivíduos muito talentosos e independentes, mas que de algum modo se sentem superiores aos outros. Passam a impressão de grande serenidade por um lado, mas por outro lado possuem distância afetiva (não sabem como lidar com suas emoções), e uma grande rigidez mental. Auxilia nas patologias da rigidez como a artrite, reumatismo e nas tensões musculares de todo tipo.

A Imperatriz (A Filha dos Poderosos)

O Arcano: A mãe e a maternidade quer seja ela biológica ou não! A musa inspiradora, as artes e o artista. A criatividade, a sensualidade, a beleza física e os cuidados com a aparência, o corpo e a saúde. Ama também a sua casa e as coisas que possui. Cuidar ou ser cuidado de modo amoroso, “materno”. Defende os que ama com intensidade, mas apega-se a eles tanto quanto demasiadamente, podendo ser possessiva e muito ciumenta. Não é incomum A Imperatriz ser taxada de controladora.  As mães possessivas que castram emocionalmente os filhos para os manterem sob seus cuidados, são aspectos sombrios de A Imperatriz!

Tratamento:

Honeysuckle – Floral dos saudosistas. Para aqueles que gostam de relembrar os bons tempos, cheios de saudade, nostalgia, ou até arrependimento pelo foi ou não foi feito. Para aquelas pessoas que não conseguem deixar o passado, quer seja a casa dos pais, quer seja um país que deixou para trás. De qualquer forma, há uma resistência em se viver no aqui e no agora! Ideal para viúvos, órfãos, e pessoas idosas que vivem sós!
Red Chestnut – Para os que temem perder as pessoas que ama. São pessoas com excessiva preocupação com o bem estar dos familiares. Vivem com a sensação de que algo terrível pode acontecer com eles. Sofrem muito, constante, e antecipadamente por conta dessas impressões de catástrofe eminente. Pessoas que alimentam um medo e uma angústia que acaba interferindo na liberdade dos outros. A mãe que se preocupa com o atraso do filho.

O Imperador (Sol da Manhã; Senhor entre os Poderosos)

O Arcano: Poder, autoridade, virilidade, liderança, visão. O chefe, o patrão, diretor, presidente, administrador, gerente, o pai. Grande poder de execução. Uma figura masculina muito emblemática e importante. Indica estabilidade, segurança, ordem. Capacidade de ver para além do comum, do ordinário (visionário)! O Imperador incorpora as qualidades de um grande líder democrático que incentiva o progresso e o crescimento dos seus liderados. Negativamente é o tirano, autoritário e inflexível. O líder que pratica assédio moral, o veterano da escola que pratica o bullying com o novato. Aquele que ignora ou humilha os que estão abaixo dele!

Tratamento:

Holly – Pessoas com uma mente muito negativa, que se sentem abandonadas ou não amadas, sendo que elas mesmas não conseguem amar, perdoar, nem ver o lado positivo das coisas. Raiva, inveja, ciúme. Este é o floral que conecta com a energia do amor.
Impatiens – Irritabilidade, para pessoas de ritmo acelerado devido à tensão mental e física e com pouco, ou nenhuma paciência para pessoas de ritmos menos acelerados que os dela. Traz irritabilidade, problemas digestivos, cãibras, contraturas musculares, insônia. Tem urgência em fazer as coisas, não sabe esperar e nem delegar tarefas. Perturba-se com pessoas lentas e acabam concluindo, irritadamente, suas tarefas.

O Hierofante (O Mago do Eterno)

O Arcano: Realização social, a persona. Aquele que se realiza na atividade que faz, que vê um sentido profundo ou mais amplo na sua atividade. O ápice da realização social, o indivíduo respeitado, admirado, proeminente em seu meio. O encontro da vocação dentro das funções sociais. Negativamente ele é o dogmatismo, que literalmente é o apego à própria opinião. O preconceito, a inflexibilidade. O tradicionalismo e o moralismo exacerbados que quando assim colocados não se adaptam ao gênero humano amorosamente.

Tratamento:

Vine – Um líder dominador e inflexível. Quer ser obedecido por aqueles que dependem dele de algum modo. É rápido nas ações e bom em situações de emergência. São aparentemente seguros e muito confiantes de si. Internamente, porém, são pessoas muito solitárias e inseguras. Sofrem de hipertensão e problemas na coluna.
Wild Oat – Para aqueles que não têm uma vocação clara. Para adolescentes que ainda não escolheram uma profissão a seguir. Para aquelas pessoas que estão insatisfeitas com sua atividade e desejam mudar, mas não conseguem ver qual o caminho a seguir. Incerteza, insatisfação com a vida profissional. O floral assinala qual o nosso caminho na vida.

O Enamorado (Os Filhos da Voz; O Oráculo dos Deuses Poderosos)

O Arcano: Decisão, ou impasse a ser decidido, uso do livre-arbítrio. Decidir tendo como base aquilo que se ama ou acredita. Capacidade de executar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo, de desdobrar-se. Envolvimento, namoro, amor, romance, atração. Proposta de novas possibilidades ou caminhos. Convites. Associações e parcerias. Negativamente é o arcano das indecisões ou da dúvida persistente de que tomou ou não a decisão certa! É o “Maria vai com as outras”, incapaz de decidir sozinho ou assumir posturas diante de situações críticas. Não assume sua opinião.

Tratamento:

Cerato – Para as pessoas inseguras quanto ao seu próprio julgamento das coisas. Não possuem confiança em si mesmas para tomar suas próprias decisões. São inseguras e sugestionáveis. Estão sempre perguntando, duvidam e mudam de decisão frequentemente. Esse floral ajuda a fazer brotar a autoconfiança, dissipa as dúvida e abre o canal de acesso à sabedoria do Eu Superior de cada um.
Scleranthus – Indecisão e instabilidade. Para aqueles que sofrem por não serem capazes de decidir entre duas coisas. Remédio que trata das dúvidas. Para pessoas inconstantes, ou de humores variáveis, sempre oscilando entre duas polaridades. Trata também enjoos e vertigens.

O Carro (A Filha dos Poderes da Água; O Senhor do Triunfo da Luz)

O Arcano: Novos começos, avanço, progresso, promoções ou nomeações. Sucesso numa determinada etapa do desenvolvimento numa área específica de atuação. Vontade firmemente dirigida a um objetivo específico, ambição, planejamento, estratégia. Estabelecimento de metas a serem cumpridas ao longo de um curto período de tempo que pode ser de um mês a um ano! Sua sombra é o espírito beligerante, que vê em tudo a possibilidade de obstáculos ao seu progresso e investe agressivamente. Perda do controle pessoal, ansiedade, estresse, atividade incessante que leva à exaustão!

Tratamento:

Oak – Para pessoas que estão em falta de sintonia com seu próprio organismo e não conseguem perceber qual o momento de descansar, repor as forças, ou parar uma atividade. Trabalham sem parar e ocultam o cansaço. São pessoas que precisam tomar conta de seus limites para não entrarem em colapso. Tensões nos ombros e pescoço.
Vervain – Excesso de entusiasmo. Fanatismo. Pessoas de princípios fixos, e que raramente mudam de opinião. Que querem convencer os outros do seu ponto de vista. Pessoa intensa, e tensa. Hiperativa, possui muita força de vontade quando está convicta de suas ideias. Seu excesso de energia mal distribuída é que a faz dormir mal e se cansar muito, por acúmulo de tensão. Possui distúrbio na coluna, principalmente cervical.

A Justiça (A Filha dos Senhores da Verdade; O Controlador da Balança)

O Arcano: Equilíbrio, verdade, lógica, justiça, lei, ordem, disciplina, persistência, rigor. Normalidade, regularidade, estabilidade, razão. Ver as duas faces de uma situação antes de emitir um julgamento, imparcialidade. Capacidade julgadora e de discernimento sobre o certo e o errado, o ético e o não ético. Crítica e autocrítica. Sua sombra é a aridez afetiva, a incapacidade de sintonia e conexão afetiva ou de expressão livre das emoções.  Este arcano denota uma necessidade de retificação de posturas, ações, negócios, contas, relacionamentos... É a capacidade e ou a necessidade de se colocar limites tanto para si quanto para os outros!

Tratamento:

Beech – Intolerância. Para as pessoas que sofrem com as fraquezas e limitações alheias. Os pequenos hábitos e idiossincrasias dos outros a irritam muito. Não suportam ruídos. Peito braços, mandíbula e cabeça estão sempre tensos. Possuem altos ideais, opinião forte e grande apego às suas opiniões. Não são do tipo que querem convencer os outros, mas não entendem que possam pensar diferente dele.
Centaury – Para as pessoas com dificuldade em dizer “não” e estabelecer limites pessoais. Subestimam seus próprios potenciais e estão sempre dispostas a seguir os demais. Não apostam em seus sonhos e se descuidam de sua missão de vida. São do tipo subserviente e passivo. Possuem pouca força de vontade e geralmente se ligam a pessoas fortes e dominadoras.

O Eremita (O Profeta do Eterno)

O Arcano: Sabedoria, busca por profundidade de perspectiva. Solidão, recolhimento, introspecção, reflexão, retiro espiritual ou de descanso. Personalidade sóbria. Dependendo da situação pode até ser o tipo desconfiado. Prudência, determinação, disciplina. Humildade, pessoa simples. Ação cuidadosa, esmero, personalidade detalhista. Diminuição do ritmo para observar as coisas com mais atenção. Essa diminuição pode também se dar por desgastes ocorridos, que podem ser físicos, ou psicológicos.  Sua sombra é a timidez social excessiva, a paranoia. Carências afetivas não resolvidas ou saciadas.

Tratamento:

Elm – Para pessoas sobrecarregadas de responsabilidades que ocasionalmente se sentem incapazes. Para aqueles que fazem um bom trabalho, mas que desanimam achando que não vão dar conta por acharem que suas tarefas são muito difíceis, ou demasiadas, o que causa dúvidas momentâneas sobre suas capacidades e talentos.
Gentian – Para os que se desanimam facilmente. São do tipo que possui baixa tolerância à frustração. Atrasos ou obstáculos ao seu progresso os desencoraja facilmente. Falta garra, entusiasmo e coragem para vencer. É do tipo que se identifica com o fracasso. Este é floral da convalescença e das recaídas nas enfermidades crônicas. Traz entusiasmo e força interior, além de alegria de viver.

A Roda Da Fortuna (O Senhor das Forças da Vida)

O Arcano: Mudanças de todo o tipo, virada de 180º nos acontecimentos. Movimento. Capacidade de agarrar oportunidades. Êxito casual como em jogos de loteria. Golpe favorável de sorte. Avanço significativo num aspecto da vida. Adaptação, flexibilidade diante do imprevisto. Disposição inventiva diante de mudanças e até mesmo de crises. Busca por evolução, crescimento.  Sua sombra é o humor instável, por vezes até de modo patológico como o que ocorre na bipolaridade. Pode também representar uma repetição cíclica de um evento sem nunca aprender com ele, ou seja, não evolui daquela experiência.

Tratamento:

Chestnut Bud – Para pessoas com dificuldade em aprender com os próprios erros, ou com as experiências ou exemplo dos outros porque vive de modo muito acelerado, e sem profundidade. Repete muitas vezes o mesmo erro sem atenção nenhuma aos padrões que ela mesma cria por total falta de atenção e de observação ao que faz e vive.  É do tipo que esquece rápido o passado sem tirar nada dele em termos de aprendizado. Floral indicado para crianças com problemas de aprendizado, e para adultos com déficit de atenção.

A Força (A Filha da Espada Flamejante)

O Arcano: Autoconfiança, força e poder pessoal. Feitos admiráveis, grandiosos. Reconhecimento, aplauso. Magnetismo, exuberância, podendo emanar grande elegância e suave sex appeal, ou uma sexualidade fortemente pronunciada. Por isso é também o arcano da atração sexual, pois emana o animal interior para o mundo exterior. Persuasão, sedução. Eloquência, veemência. Afirmação dos desejos e vontades pessoais. A sua sombra é a personalidade que age como uma criança mimada que faz exigências o tempo todo porque quer ser satisfeita, sem se importar se o outro pode ou não atendê-la. O ego infantilizado, arrogante, presunçoso, chauvinista. Aquele que “se acha o cara”.

Tratamento:

Heather – Floral da carência afetiva. Para pessoas sempre carentes e que buscam permanentemente contato com os outros. Não suportam ficar sozinhas e precisam de atenção. Precisam muito falar de si mesmas e têm muita dificuldade em ouvir. Pouco interesse pelo problema dos outros. Por falarem demais sugam a energia das pessoas e por isso são evitadas! Não raro falam alto demais, querem falar de pertinho, e tocam o outro por vezes durante a conversa. São do tipo que fazem “tempestade em copo d’água”, tudo vira um drama. Este floral acalma a carência e faz abrir a visão interior para a perspectiva do outro.
Wild Rose – Para as pessoas resignadas que aceitam o que a vida traz sem opor resistência. Pouca vitalidade. É o tipo que se acostuma com a dor e a infelicidade. Não lutam para curar-se. Não tentam nada porque acham que não vale a pena. Este floral traz a força interior para mudar o que é preciso. Rompe com a acomodação, a resignação interior e a procrastinação. Uma essência poderosa de transformação.

O Enforcado (O Espírito das Águas Poderosas)

O Arcano: Decepções amorosas ou com familiares e amigos. Frustrações, atrasos, estar ou sentir-se estagnado, parado. Perplexidade. Estar de mãos atadas. Sofrimento intenso, que sempre começa com as emoções e pode desembocar em reações físicas (somatização). Estar se sentindo uma vítima da situação, indefeso ou com pena de si mesmo. Em casos extremos isso pode funcionar como uma manipulação para que os outros resolvam o que o próprio indivíduo não consegue, ou para angariar qualquer tipo de ajuda.

Tratamento:

Gorse – Para tratar a desesperança e o desespero extremos. Para aquelas pessoas que acreditam que seu caso não possui mais solução e de que são vítimas de um desígnio fatal. Reagem com indiferença aos tratamentos por não acreditarem em mais nada! A depressão e a falta de vitalidade na expressão, como a lividez, são os indicadores mais comuns. Quando aplicada no início a essência traz para a pessoa uma perspectiva mais positiva e esperançosa com relação à vida ou à sua enfermidade. Traz força interior para superar a doença.
Willow – Para pessoas queixosas, amargas e ressentidas. Que se sentem injustiçadas, e até lesadas, por alguém ou pela própria vida. Amargura, ressentimento e dor. Irradia tristeza, negatividade e pesar por onde passa. Pessoa irritável e deprimida, vive com a impressão de que as coisas ruins sempre acontecem com ela.

A Morte (O Descendente dos Grandes Transformadores)

O Arcano: Perdas, luto, dor, separação, sofrimento, morte, doença crônica. Ao contrário do arcano XVI A Torre, A Morte traz o fim de laços afetivos ou de amizade de modo definitivo, no sentido de que a antiga forma foi transcendida e do modo como foi jamais voltará a ser! O que pode ser tanto bom quanto ruim. Perdas das forças vitais por cansaço, exaustão ou sofrimento psicológico, letargia. Melancolia e depressão, o suicídio também está sob sua égide. A morte também significa limpeza, purificação, eliminação de tudo o que não nos serve mais ou impede nosso progresso interior ou material.

Tratamento:

Mustard – Depressão profunda que vai e vem sem explicação aparente. São pessoas que estão expostas a períodos de tristeza como se uma nuvem negra os encobrisse tirando toda a alegria e vontade de viver. Age bem nas depressões constitucionais (endógenas), e naquelas que vem e vão em determinados períodos. Como no caso de pessoas que se entristecem em dias chuvosos ou sem luz.
Star of Bethlehem – Essência floral usada para recuperação de períodos pós-traumáticos como perdas, acidentes, ajudando no sentimento de vazio e luto às separações ou morte de entes queridos. Traz alívio para os momentos de muita angústia e sentimento de desamparo. Serve para pessoas que após um acidente, por exemplo, ficam com um medo inexplicável e persistente de algo terrível aconteça de novo. E também para aqueles que após uma perda se recusam a serem consolados.

A Temperança (A Filha dos Reconciliadores; A Parteira da Vida)

O Arcano: Harmonia interior ou refletida numa situação. O nascimento de novos objetivos de vida que nos impulsionam a realizá-los ou o desabrochar de perspectivas mais elevadas sobre um assunto já conhecido, como ver horizontes maiores num trabalho que se vinha fazendo, ou ainda entender o real significado intrínseco deste trabalho. Representa também os tratamentos de cura muito longos de qualquer tipo, seja natural ou alopático! A sua sombra é a falta de perspectivas maiores de vida, a mesmice, a dificuldade ou negação de problema que faz a pessoa persistir interminavelmente em algo que já perdeu seu sentido ou validade.

Tratamento:

Agrimony – Para pessoas que escondem seus problemas sob uma máscara de alegria e positivismo. São do tipo “bem humorado”, tudo é motivo para piadas e costumam não levar nada a sério! Muitas vezes se utilizam de álcool e drogas para que possam suportar “alegremente” suas aflições.

O Diabo (O Senhor dos Portôes da Matéria; O Descendente das Forças do Tempo )

O Arcano: Ambição desmedida, cobiça, inveja, intrigas. Inimigos. Competitividade, materialismo, niilismo e apego a tudo o que considere seu por direito. Valorização excessiva dos aspectos extrínsecos das coisas como aparência, forma, preço, origem, marca. Acumulador de bens e recursos para se afirmar e se sentir seguro. Rege todos os vícios compulsivos, como uma espécie de hipertrofia de um aspecto da personalidade em prol das demais. O abusador, em todos os sentidos. O dominador e ou o dominado. Sádico, cruel, manipulador. O amedrontador. Positivamente evoca o deus grego Pã, arauto das brincadeiras com os próprios instintos. Assumir seus próprios desejos e paixões e viver o lado lúdico da vida.

Tratamento:

Chicory – Possessividade. Para pessoas com excessivo apegos aos seus amigos, parentes ou parceiro (a) amoroso. Tem a tendência de fazer constantes cobranças de retorno amoroso que se mesclam com sentimentos de ofensa, repúdio e exclusão. Querem aqueles que amam sempre junto deles, como se fossem objetos. Muitas vezes falam de dívidas de gratidão que lhe são devidas. São controladoras daqueles que amam. Amor opressivo. Pode levar a patologias cardíacas, e a problemas ginecológicos nas mulheres!
Crab Apple – É um floral de limpeza energética, que também funciona como um antídoto para processos infecciosos locais ou gerais. É um antibiótico natural do sistema Bach de tratamento. Para sentimento de vergonha, baixa autoestima e nojo de si mesmo. Para aqueles indivíduos com mania de limpeza que estão sempre lavando as mãos, limpando tudo e sentindo cheiros estranhos em si, nos outros ou nos ambientes. Não suportam a “sujeira dos outros”. Esta essência é um purificador de feridas físicas e psíquicas, e de ideias fixas e obsessivas sobre impurezas na percepção da vida. Serve também no tratamento de patologias da pele, seja crônicas ou agudas.

A Torre (O Senhor das Hostes do Poderoso)

O Arcano: A Torre é a primeira edificação humana a aparecer completa nos arcanos maiores do tarot, e tanto em termos físicos quanto simbólicos, como vimos, elas são o arauto da segurança, proteção e orientação. A segurança e a estabilidade foram rompidas subitamente, há terror e desorientação na imagem da carta como um todo. Crises causadas sempre por motivos concretos e bem factuais. Ruína, falência, crises materiais grandes ou mesmo de pequena e média monta. Demissão. Ter “o tapete puxado” dentro do trabalho ou grupo de atividade. Levar um susto, uma surpresa desagradável. Preocupação, mente superocupada e cheia de pensamentos repetitivos sobre seus problemas. Insônia, ansiedade, impaciência, irritação.

Tratamento:

Cherry Plum – Para o medo de perder o controle e magoar alguém. De fazer algo terrível para os outros, ou para si mesmo.  Medo de perder o controle e enlouquecer também são sentimentos que esta essência trabalha! Este é um momento de irracionalidade e desespero onde o indivíduo só consegue ver saídas prejudiciais ou violentas para sua angústia como suicídio, loucura ou homicídio. A essência ajuda a acalmar esses sentimentos, trazendo tranquilidade e centramento enquanto se procura algum tratamento com acompanhamento, e efetividade.
White Chestnut – Pensamentos persistentes, ruminantes e indesejados. Mente obsessiva que não consegue se livrar dos problemas, ou dos dilemas, do dia a dia. Diálogo mental torturante e infindável. Pensamentos que roubam a paz e interferem na concentração de atividades diárias, quer seja no trabalho ou em casa, e no desfrute de momentos de lazer. Insônia, cefaleia e depressão. Essa tendência a estar sempre “com a cabeça noutro lugar” muitas vezes causa acidentes, principalmente no trabalho.

A Estrela (A Filha do Firmamento; Aquela que Habita entre as Águas)

O Arcano: Paz, tranquilidade, luz, esperança, reflexões sobre o futuro individual ou das gerações vindouras. Convivência pacífica com uma comunidade. Encontrar grupos ou pessoa com quem se tenha afinação intelectual ou espiritual. A prática da meditação em todas as suas formas, para desnudar-se da mente e entrar no silêncio interior ampliando a própria consciência. Este arcano traz a reconexão consigo mesmo ou com as forças espirituais superiores ou da natureza. Rege a aura e os corpos sutis e também o seu bem estar e integralidade. Sua nudez alude a um despojamento e abertura tanto quanto a uma vulnerabilidade que tem de ser observada.

Tratamento:

Rescue Remedy – Rescue é uma fórmula composta por cinco florais: Rock Rose – Que dá coragem para enfrentar as crises da vida, e ajuda em sangramentos. Impatiens – Traz calma e centramento até que venha o socorro, ou se encontre ajuda apropriada. Cherry Plum – Para trazer lucidez e autocontrole em momentos difíceis. Star of Bethlehem – Cicatrização e recuperação de traumas e choques físicos e emocionais. E, por fim, Clematis – para nos mantermos em alerta e despertos para auxiliar na recuperação, ou na hora de um acidente. Está fórmula é recomendada para todo o tipo de emergências, como acidentes físicos, ou em crises emocionais de todo tipo.  Acidentes domésticos, surtos de pânico noturno em crianças, crises nervosas, discussões, e até em acidentes de carro, quedas e fraturas. Evita também as somatizações decorrentes desses eventos. Auxilia também nos chamados sofrimentos antecipatórios, como exames, cirurgias, espera de respostas em seleção e emprego ou universidade, etc. É um valioso paliativo até que chegue ajuda adequada. Auxilia também em casos mais complexos como padrões kármicos ou de infância muito arraigados, e de padrões de negatividade profundamente introjetados na psique que precisam de tratamentos mais sistêmico.
Sweet Chestnut – Essa essência trabalha a angústia extrema. Para aqueles que esgotaram todas as possibilidades de solução de uma situação ou problema e não acertaram o caminho para superar as suas dificuldades. Este floral difere do anterior (Gorse) por ter explorado todas as perspectivas, enquanto o tipo Gorse desiste sem tentar mais possibilidades! Para aqueles que sentem que de fato chegaram ao fim da linha, seu desespero e exaustão são gritantes! Este floral ajuda a manter a serenidade interior e o autocontrole. Ajuda a perceber que as soluções podem surgir dos lugares e situações mais inesperados. É o floral da esperança.

A Lua (O Regente do Fluxo e do Refluxo. O Descendente dos Filhos do Poderoso)

O Arcano: A manifestação do inconsciente, medo, fobia, angústia, incertezas, confusão emocional, mediunidade espontânea e um tanto fora de controle. Coisas que não foram bem resolvidas nesta ou em outras vidas. O Karma. Sentimentos e sensações obscuras que causam estranhamento ou desconforto. Traumas profundamente introjetados no subconsciente. Falta de perspectiva. Devaneios que causam ainda mais aflição. Fantasioso ou supersticioso, ou os dois! Pode representar também o vício em rituais e filosofias mágicas que não necessariamente levam à evolução da consciência.

Tratamento:

Aspen – Para aqueles que sofrem de medos inexplicáveis e sem razão lógica aparente. Muitas vezes esses temores são fundamentados em crenças religiosas, superstições ou pressentimentos de morte iminente, e acontecimentos negativos. Em casos extremos chegam a crer na proximidade de catástrofes. Esses sintomas são acompanhados de reações vegetativas como tremores, suores... Também medo do escuro. Atua nos casos de crianças que temem dormir sozinhas e “migram” para a cama dos pais.
Mimulus – Trata os medos reconhecíveis do dia a dia, como medo de contrair doenças, medo de animais, da morte, da pobreza, de sentir dor, da solidão, de sofrer acidentes, de falar em público, de multidões, etc. Atua no tratamento de fobias e de seus sintomas como inibição, tensão, suor nas mãos ou no rosto, gagueira, rubor, mudez... Traz coragem, centramento e força interior.
Rock Rose – Para as pessoas tomadas por crises de terror e pânico (auxilia no tratamento da síndrome do pânico). Perda do controle pessoal. Remédio emergencial para casos aparentemente sem esperança. Quando surgem acidentes ou doenças repentinas. Para pesadelos e o terror noturno das crianças.

O Sol (O Senhor do Fogo do Mundo)

O Arcano: Êxito, luz, sorte, felicidade, alegria; amor pleno, maduro e recíproco. Boa saúde, disposição, grande energia física e mental. Superação de medos, fraquezas, vitória da inteligência. Focalização das energias físicas e mentais num ponto a fim de atingi-lo, ou de realizar algo. Como quando nos direcionamos para a resolução de problemas familiares e deixamos de lado um pouco a carreira e os negócios. Esse é o arcano de maior energia força no tarot, exaltação das forças da luz e da vida dentro da consciência tanto quanto do corpo físico. Energia vivificante e engrandecedora!

Tratamento:

Olive – Total esgotamento físico e mental. Para aqueles para quem o esgotamento e o cansaço físico chegaram a tal ponto, que não se sentem capazes de fazer mais absolutamente nada! Nem mesmo as coisas que lhe davam mais prazer. Ao contrário do que ocorre com o tipo Hornbeam, o cansaço é real e decorrente de um intenso ou continuado sofrimento físico e mental que exauriu as forças do indivíduo. Como no caso de crises profundas na vida pessoal ou material que exigiram esforço e empenho contínuos, divórcios, e desastres naturais ou guerras (como no caso de refugiados ou sobreviventes dessas catástrofes). Essa essência reenergiza e empodera as forças vitais e a consciência do indivíduo.

O Julgamento (O Espírito do Fogo Fundamental)

O Arcano: Uma profunda reavaliação da vida, como quando nos perguntamos sem parar “Como fui chegar a este ponto?”, ou “Por que essas coisas sempre acontecem comigo?”. Esse questionamento, entretanto, não se limita a levantar outros questionamentos mais, mas incita a procura por respostas e a tomada de atitudes definitivas. Podendo haver muita autocobranças, e culpa. Busca por esclarecimento, entendimento ou solução. Metaforicamente o Juízo Final é uma revisão da vida e uma tomada de consciência do propósito último da própria jornada antes da ascensão, a iluminação, ou entrada num outro estágio existencial. Representa o despertar da consciência tanto quanto das forças vitais. Convalescença, recuperação.

Tratamento:

Hornbeam – Para indivíduos que já se sentem cansados ao despertar, no começo do dia antes mesmo das lidas diárias. Para os lentos ao despertar pela manhã, e para quem isso é especialmente penoso quando há tarefas a cumprir. Sentem que é mais fácil ficar deitado desistindo de começar, ou buscar outra distração. O indivíduo não se sente capaz e levar adiante as demandas do dia. Há desgaste e fadiga, mental e física, quase como uma constante na vida dessas pessoas, mas que reside mais no nível da consciência. Basta dar início às atividades que o cansaço desaparece.
Pine – Sentimento de culpa. Para as pessoas que sofrem demais com os próprios erros e têm grande dificuldade em se perdoar e seguir adiante. Possuem caracteres obsessivas na sua personalidade.
Rock Water – Para pessoas ansiosas pela perfeição. Para os tipos rígidos que não aceitam menos que o máximo! São muito disciplinados e muito exigentes para consigo mesmos. São pessoas obsessivas com a retidão, a clareza e a postura ética. Costumam ser autorrepressivas e de grande rigidez moral.

O Mundo (A Grande Unidade da Noite do Tempo)

O Arcano: Conclusão, perfeição, consagração! Fim de um ciclo e o começo de outro, como quando alguém se aposenta e vira instrutor de voo, como um antigo sonho que se realiza; ou um estudante que após muitos anos de estudo e graduações complementares começa a trabalhar. Um trabalho ou obra que se realiza com louvor. Pode indicar o fim maduro e tranquilo de um relacionamento. Note que a posição das pernas da Dançarina do Mundo é a mesma do personagem de O Enforcado, indicando que um sofrimento perturbador, ou um importante ciclo de amadurecimento interior chega ao seu fim!

Tratamento:

Walnut – Este floral protege contra as influências exteriores de todo tipo, atua como uma tesoura que corta laços difíceis e também toda a negatividade. Para momentos de grandes mudanças físicas (dentição, puberdade, menopausa), e emocionais (mudança de casa, de trabalho, religião, divórcios, rupturas de laços afetivos de todo tipo, etc).

O Louco (O Espírito do Éter)

O Arcano: O andarilho sem regras ou rotinas. O espírito jovial, ou representa de fato um jovem ou criança na leitura! Coragem pueril, ousadia, irreverência. Um espírito brincalhão que não leva a si mesmo, e seus talentos, muito a sério! Uma vida sem planejamentos ou regras. O tipo esquisito aos olhos do mundo! Aquele que parece estar em outra “frequência” o tempo todo, muito sensível aos estímulos do mundo exterior. Pode representar o tipo distraído e sem atenção às coisas e pessoas que o cercam. Dificuldade de foco, memória e concentração. A sua sombra é a do desorientado, o vagabundo, irresponsável, inconsequente. O imoral, antiético, sem palavra ou honra.

Tratamento:

Clematis – Para aquele tipo de pessoa que sempre está com “a cabeça nas nuvens”. Desconectados do mundo prático e real. Para os tipos sonolentos e sonhadores que parecem nunca estar totalmente no momento presente, e não têm grande interesse pela vida. São escapistas e fogem da realidade com sonhos vazios e projetos fantásticos sem nenhuma ação prática para torná-los reais. Possuem uma personalidade muito sensível e solitária, perturbam-se com ruídos e a outros estímulos exteriores. Este floral ajuda essas pessoas a adquirirem foco, e atenção ao momento presente, conectando-as com a realidade, o aqui e agora, e o mundo concreto! Auxilia no combate às patologias da vista e do ouvido. Para crianças e adultos com dificuldade de concentração nos estudos, de ficarem atentos às aulas, ou em absorver conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário