segunda-feira, 4 de março de 2013

O Mundo - Arcano XXI


Título Esotérico – A Grande Unidade da Noite do Tempo (A grande comunhão cósmica entre todos os aspectos da vida como a origem e o fim de jornada existencial).

Analogia Astrológica – Saturno (Regente de Capricórnio) - O Senhor do tempo e dos ciclos de desenvolvimento e maturação. A consciência do limite necessária para a construção ou realização de algo. Traz em si a ideia de completude, o movimento rumo à realização máxima no nível pessoal ou criativo. Resistência, disciplina. O grande construtor.

Analogia Numerológica – A dualidade, cheia de conflitos (2) encontra a unidade suprema (1) e é serenada. Ou a percepção profunda da vida (2) torna-se plena, constante e focada (1). Tanto o fim da dualidade dilacerante quanto a ampliação da percepção espiritual da vida resultam numa profusão de novos ciclos e realizações (3, da soma 2+1=3).

O Arcano – Uma dançarina segurando o que parece ser duas baquetas dança dentro de uma mandala de folhas que possuem três cores, amarelo-dourado, vermelho e azul. Do lado de fora do grande círculo há quatro animais ou seres mágicos: um anjo, uma águia, um leão e um touro. Apesar de ter seios a figura não parece muito feminina, o que fez com que alguns autores se referissem a ela como um ser andrógino representando a humanidade dentro do mundo. A dança da figura central parece estar levando-a para fora do círculo como no fim de um ato. Uma visão mais simplista destes símbolos, baseada apenas nos números representados pelos componentes, mostra bem a estrutura do mundo. As quatro figuras são os quatro elementos que regem a vida no planeta, as três cores da mandala são as três faces do tempo, passado, presente e futuro que regulam a vida. A figura andrógina é a unidade do homem que, no entanto, carrega em si uma natureza intrinsecamente dual, com macho e fêmea, tanto quanto trina, corpo, mente e espírito representada aqui por seu corpo mais as duas baquetas laterais que ela segura.

Significado – Mais uma vez há incríveis semelhanças com a Árvore da Vida cabalística. As baquetas que a personagem central segura lembram os pilares feminino (rigor) e masculino (misericórdia) da Árvore, e o seu corpo seria o próprio pilar central da devoção e da iluminação. Indicando que as dualidades e conflitos se encerram e que algo chega a sua conclusão perfeita. A guirlanda de folhas tem as três cores dos três elementos que segundo os cabalistas criaram toda a vida: amarelo (ar), vermelho (fogo) e azul (a água). Cores que correspondem respectivamente a suas três letras mais antigas ou sons primordiais, chamadas de maternais, Aleph, Shin e Mem. Os quatro animais são os representantes das quatro qualidades zodiacais que se bem conduzidas levam ao êxito! Anjo/Aquário, inteligência. Águia/Escorpião, profundidade. Leão, coragem e Touro vontade firme. Eles também sinalizam as quatro virtudes mágicas requeridas a um iniciado para a realização precisa de um ato mágico: Saber, o Anjo. Querer, o Touro. Ousar, o Leão e por fim a Águia, o Calar.

O Mundo no Osho Zen tarot.
Divinação – Conclusão, perfeição, consagração! Fim de um ciclo e o começo de outro, como quando alguém se aposenta e vira instrutor de voo, como um antigo sonho que se realiza; ou um estudante que após muitos anos de estudo e graduações complementares começa a trabalhar. Um trabalho ou obra que se realiza com louvor. Pode indicar o fim maduro e tranquilo de um relacionamento, ou um encontro amoroso que traz uma sensação maravilhosa de complementaridade. Representa também o encontro do “seu lugar” no mundo, tanto no sentido de localidade quanto de comunidade! Uma jornada que se conclui de modo excelente, mas que sugere que novos objetivos, ou realizações ainda maiores, podem ou devem ser realizados. Transcender um aspecto de si mesmo, da vida ou da espiritualidade. Pode ser a própria transcendência espiritual, que em sua totalidade ocorre só com alguns poucos iluminados. Para a maioria das pessoas é a superação de algum aspecto kármico ou desafiador de si mesmo... Note que a posição das pernas da Dançarina do Mundo é a mesma do personagem de O Enforcado, indicando que um sofrimento perturbador, ou um importante ciclo de amadurecimento interior chega ao seu fim! Por ser o arcano do ápice e das experiências que vão além do comum, indica também viagens longas, para além dos limites das fronteiras, como estados mais distantes, ou para o estrangeiro.

Personagem do CinemaHarry Potter. Baseado na obra literária de sete volumes de J.K Rowling, é a saga de um menino bruxo da infância à vida adulta, interpretado por Daniel Redcliffe, que vive num mundo onde as pessoas não têm poderes mágicos e onde ele é tratado como uma aberração. Descobre por fim que é filho de dois bruxos que foram mortos pelo Lord das Trevas Voldemort. É levado à escola de Hogwarts onde finalmente se sente fazendo parte de uma comunidade e de alguma coisa com sentido para si, e na sua amizade com os Weasley conhece o amor fraterno e familiar. Nessa escola ele começa a desvendar o quebra-cabeça de sua própria vida e entende que tem de confrontar o Lord das Trevas. Ele o faz e o vence de modo espetacular após inúmeras e terríveis agruras.

Um comentário: