sábado, 4 de dezembro de 2010

Reiki - A Medicina da Luz

Me surpreendeu conhecer o reiki e descobrir que era uma técnica, por assim dizer, de aplicação de energia vital (ki  em japonês) com a imposição das mãos. E minha surpresa se deu pelo fato de vivermos numa época de plena confiança nos métodos científicos, os remédios  evoluíram muito e as respostas para as doenças, ou suas origens, parecem ter sido respondidas. Então qual o motivo de tantas pessoas no mundo procurarem reiki para serem aplicadas ou para se iniciarem?... É, a ciência deu para a humanidade todas as respostas que a mente poderia querer, mas eliminou as questões do espírito, a intimidade e a interação com o mistério. Muitas coisas não são explicáveis pelo prisma científico, e mesmo que fossem, não eliminaria a causa espiritual ou divina.

Crianças fazendo reiki. Simples, 
profundo e espiritual ao mesmo tempo!

Uma história ilustra bem isto. Os etruscos foram um povo que viveu na península itálica junto com os romanos, que em seguida se expandiram e dominaram seus vizinhos. E eles não ofereceram resistência física, mas preservaram sua cultura. E tanto foi assim que era possível reconhecer as diferenças entre os dois. O filósofo Sêneca dizia que a diferença básica entre um etrusco e um romano é de que os romanos acreditavam que os raios se formavam porque as nuvens se chocavam. Enquanto o povo etrusco acreditava que as nuvens se chocavam para formar os raios! Essa é a diferença do pensamento científico para o pensamento místico. Para os místicos há uma causa para tudo. A ciência apenas explica como acontece, mas não faz teorias sobre as causas, o que não as invalida! Certo? O acaso com significado veio a ser chamado mais tarde pelo psicólogo suiço C.G. Jung de sincronicidade. Jung tentou mostrar para a comunidade científica o que já era uma verdade para xamãs, místicos e ocultistas há milhares de anos!
Bem o que quero dizer é: *eu posso acreditar que a aurora boreal, por exemplo, é a dança dos deuses no céu. O cientista dirá que é apenas o choque das partículas do sol (Chamadas de fotoelétrons) contra a atmosfera da Terra. Ora, como ele pode provar que as partículas do sol contra a atmosfera da terra não são os deuses dançando?... Afinal quando dançamos também agitamos as partículas do ar! O místico diria: “Olha uma dança!” enquanto um cientista dirá: “Olha ele está agitando as partículas do ar!” O primeiro diz o que está acontecendo o outro diz apenas como. Um é interno, o outro é externo! São diferentes, mas não se anulam e nem tem competência para intervir um no outro. Haja visto o quanto das lendas e mitos vem se mostrando válidas atualmente!
O reiki é justamente isso, um resgate do mundo interior da humanidade. Um contato com o aspecto espiritual da existência. É um tratamento sem análises ou julgamentos, uma cura que não começa pela mente, apenas passa por ela. A compreensão dos fatos vem em decorrência de uma abertura interior. É uma nova forma de psicologia, uma que tem apenas troca de impressões e introspecção para a canalização da energia ki. Inúmeras vezes as pessoas se levantaram da mesa de atendimento dizendo: “Sabe, hoje percebi tal coisa... ou “Nunca tinha notado o quanto eu faço isso!” 

Aurora boreal, um fenômeno natural explicado 
tanto pelo misticismo quanto pela ciência.

Alguns me perguntam se isso não é apenas troca de energia eletromagnética, que nada tem de espiritual. A essas pessoas eu cito a pesquisadora e paranormal Barbara Ann Brennan, autora do livro Mãos de Luz. Nessa obra ela diz ter visto por diversas vezes seres não físicos que estendiam vórtices de luz, como se fossem braços, que atingiam partes do corpo em que ela ainda não estava! Esse testemunho me fez entender duas coisas: Primeiro, a afirmação da minha mestra, que é a mesma de todos os mestres reiki experientes, de que o reiki é uma energia inteligente, que vai onde é preciso ir e que o fato de colocarmos as mãos noutras posições é apenas para facilitar o processo de meditação e introspecção que o reiki proporciona. Segundo, entendi melhor as declarações dos meus clientes que se sentiam tocados por muito tempo, por mãos quentes e um tanto pesadas até, numa determinada parte do corpo, digamos o abdômen, por exemplo. Então abriam os olhos e se espantavam ao notar que eu já me encontrava nos seus pés!
Sim o reiki é uma terapia espiritual com o auxílio de consciências superiores e inteligentes que estão no universo para ajudar na evolução de seres como nós! Por isso não esperem comprovações técnicas e materiais sobre o reiki! Eu diria (como digo sempre) façam a sua experiência. 
Esse é o verdadeiro saber!

* Os povos do Ártico têm justamente essa crença.

Um comentário: