Saturno demora em média 29 anos para dar uma volta completa no zodíaco e voltar ao mesmo signo em que estava no momento do nascimento de alguém, e fica, em média, 2 anos e meio em cada signo. A este ciclo costumamos chamar “retorno de Saturno”. Erroneamente, porém, costumamos achar que existe apenas um, e que se dá por volta dos 30 anos. Este é, entretanto, um dos três ciclos que uma pessoa em média vive ao longo da vida. A cada um deles o Saturno natal, sempre dentro das qualidades que o signo em trânsito e a casa onde ele se encontra, irá requerer uma reflexão e subsequente posicionamento e ação. Ele chega por volta dos 29 anos e fica até os 30 anos e meio em seu primeiro retorno. Entre 58 e 59 anos e meio faz sua segunda visita e à casa natal, e entre 87 e 88 anos e meio realiza sua última visita para encerramento do ciclo encarnatório e evolutivo – Saturno rege tanto o Karma quanto tempo – ou para um ciclo de legado ou colheita kármica. Com o temo percebi um padrão no comportamento daqueles que estão vivendo estes trânsitos. Lembrando que padrão não é regra, mas uma base de comparação formada por um consenso, neste caso de observação das vivências de inúmeras em diferentes faixas etárias e níveis sociais e intelectuais. Segue abaixo uma síntese dessas três voltas de Saturno e seus reflexos tanto no âmbito prático e psicológico do homem.
![]() |
Representação medieval do planeta Saturno, o Senhor do Tempo! |
O Primeiro Retorno
Entre 29 e 30 e meio anos de idade
Quando chega este primeiro retorno as bases intelectuais e morais de uma pessoa já estão formadas, e as perguntas que se fazem nesse período geralmente são: O que eu quero fazer da minha vida? O que aprendi e desenvolvi até aqui ainda me serve? Ou autodeclarações do tipo: Vou fazer isto! Esse trabalho é melhor para mim por isto. Vou seguir esta carreira porque no futuro eu quero fazer isso... É nesta fase que se segue a carreira escolhida ou que se troca de carreira, se faz concursos, ou outras formações, se estabelece metas e prazos para realizar ou conquistar objetivos tanto profissionais quanto pessoais, acadêmicos, e mesmo filosófico/espirituais.
Por outro lado, pode ser também a fase em que se “perde o rumo”, onde pode acontecer um reconhecimento de que se está perdido ou não preparado para esta fase de definições maduras. Essa angústia poderá ser uma crise criativa que fará com que o indivíduo corra atrás desta percepção perdida ou não maturada. Ignorá-la, porém, poderá resultar num angustiante sentimento de desorientação, falta de propósito e pertencimento cuja intensidade será proporcional ao desejo de cada um por encontrar um caminho e definição interior. Saturno é o senhor das definições, ele trabalha os limites necessários para a formatação de todas as coisas, e é também o grande senhor do tempo. Muitas vezes durante esse primeiro trânsito poderemos nos sentir acometidos de uma sensação de que estamos perdendo tempo na vida! Quanto mais sintonizados com esta urgência tanto mais sintonizados com o poder construtivo saturnino. É claro que outros fatores relativos ao mapa, e às ações de cada um, indicarão se as ações tomadas resultarão em realizações bem-sucedidas. A falta de experiência para lidar com as transições de grande transformação, típicas desta fase da vida, colabora para que estas encruzilhadas internas se tornem ainda mais dramáticas!
![]() |
A casa e o signo em que Saturno se encontra no mapa natal definirão no seu retorno as vivências de cada ciclo. |
O Segundo Retorno
Entre 58 e 59 e meio anos de idade
Esta é fase do olhar para trás, para tudo o que foi vivido e construído, de se pensar na possibilidade da aposentadoria, e se perguntar coisas como: O que eu quero para mim daqui por diante? Como quero viver essa próxima etapa da minha vida? Este é um momento em que nos sentimos mais dispostos a sonhar com outras possibilidades, como carreiras tardias, que geralmente estão relacionadas a sonhos não vividos ou simplesmente protelados. Muitas pessoas começam a fazer planos para mudar de casa, bairro, cidade ou até mesmo estado! Outros pretendem viajar mais ou viver no campo, alguns como apicultores, pequenos produtores rurais. Já vi pessoas fazendo planos de aposentaria para fazerem intercâmbios culturais com o intuito de aprenderem outros idiomas, ou virarem guias turísticos. Alguns se transformam em terapeutas complementares, e outros retornam à faculdade para fazer outra formação como psicologia ou pós-graduação em psicanálise; e há o nascer tardio de astrólogos, estilistas, empresários que investem em cafeterias, confeitarias... Enfim, esta é uma fase criativa e de exploração de possibilidades! Há pessoas que podem simplesmente não dar o passo rumo a uma nova realidade pelo simples fato de se sentirem ainda identificadas com o que fazem, e o seu propósito mais intrínseco. Podem apenas mudar o ritmo, a frequência ou o modo como vinham trilhando seu caminho e fazendo suas atividades.
Por outro lado, assim como acontece no primeiro ciclo saturnino, a proposta evolutiva pode não acontecer devido a uma identificação excessiva com a própria jornada e, por isso, uma total falta de perspectiva sobre o que há de vir abre diante de si. Muitas carreiras requerem uma aposentadoria compulsória, e se internamente nenhum interesse ou plano foi ativado, o sentimento de vazio pode ser imenso! Ninguém é só uma coisa, e é sobre isso que fala o autoconhecimento. Conhecer todas as partes de si mesmo amplia nossas possibilidades de cocriação e renovação pessoal! Esse engessamento da consciência resulta, com frequência, em desânimo, apatia ou mesmo depressão. Todos muitos prejudiciais à manutenção da vida e do equilíbrio psíquico!
![]() |
Os ciclos saturninos são propostas de amadurecimento e evolução! |
O Terceiro Retorno
Entre 87 e 88 e meio anos de idade
Este é o grande tempo de encerramento de ciclo ou da colheita de tudo o que foi plantado! Nesta fase muitos encerram seus ciclos evolutivos. Saturno é o senhor do tempo, e também do propósito e missão de vida. Neste terceiro e último retorno muitas pessoas encerram sua jornada evolutiva, de modo fácil ou difícil de acordo com o Karma de cada um. Demências de todo tipo podem surgir, tumores, doenças crônicas ou o apogeu e o reconhecimento de um legado! Isso serve também para os que avançam essa fase de transição da última passagem de Saturno. Bons exemplos não faltam. Alejandro Jodorowsky, nascido em 17 de fevereiro de 1929, é um psicólogo, e também um consagrado poeta, roteirista, cineasta cult, e estudioso do tarot desde 1951. E apesar de sua extensa carreira com cursos, atendimentos, e conferências desenvolvendo o que ele chama hoje de o tarot genealógico, seu primeiro livro só foi lançado em 2016... Sim, exatamente durante o seu 87º aniversário, e terceiro ciclo saturnino. Seu legado para a tarologia é contemplado com a longevidade do Senhor do tempo. Hoje aos 96 anos Alejandro tem vida, fôlego e lucidez para continuar divulgando seu trabalho e disseminando sua visão! O que nos leva à questão: o que, afinal. Saturno quer o que de nós?
A Proposta de Saturno
Saturno, ou melhor dizendo a força psíquica que ele representa, impulsiona cada ser humano sobre a terra a contribuir com a evolução da própria vida. Os inúmeros papéis que assumimos no mundo alimentam os múltiplos interesses das mais variadas pessoas da comunidade humana, a fim de que nossa sociedade evolua nos muitos níveis em que se encontra cada ser humano em sua jornada evolutiva, contribuindo assim com o enriquecimento e manutenção da vida! Precisamos de médicos, advogados, dentistas, economistas, e programadores tanto quanto de padeiros, artistas poetas, contadores de histórias, tarólogos, astrólogos, curadores e ambientalistas porque a vida é múltipla, e avança em sua diversidade com bilhões de vidas atuando em diferentes setores. Saturno rege a missão de vida, ou seja, nos convoca a encontrar e desenvolver um propósito dentro desta diversidade colossal, e cheia de possibilidades e oportunidades.
Na antiga Roma eram celebradas as Saturnálias, festas agrícolas ao deus Saturno, deus das sementes. O festival era celebrado próximo ao solstício de inverno, com o fim das colheitas e os ritos eram uma oferenda ao deus para que protegesse a terra e os homens que dependiam dela num novo ciclo de fertilidade e prosperidade! O mito vive em nós que ao final de cada ciclo de 12 meses fazemos votos, e novos projetos para a renovação de nossa permanência no mundo e com nossos planos a continuação de tudo e todos que vivem num mesmo tempo e campo de influência que nós! As bênçãos de Saturno são a longevidade, a produtividade e proeminência. Hoje a medicina comprova que o ócio adoece e o trabalho prolonga a vida, a saúde e a lucidez!
![]() |
Saturno reflete como podemos tornar nosso tempo na Terra útil! |
A vida, e seu propósito tanto individual quanto coletivo, são um mistério que nasce com a percepção de que existimos. Disciplinas como a astrologia procuram elucidar dentro da perspectiva simbólica este enigma, e assim conseguimos observar padrões relacionados entre os ciclos do mundo e os movimentos celestes. Porém, como disse antes, um padrão não é uma regra, e não teria como ser. O tempo de duração de uma vida, e a extensão do seu legado, são um mistério muitas vezes impossível de se prever.
Outro bom exemplo disso é o do mestre em balé, coreógrafo, e professor de dança Bernhard Wosien (1908/1986). Por toda sua vida estudou os aspectos da dança dentro de uma perspectiva tanto espiritual quanto terapêutica. Em 1976, por volta dos seus 68 anos, introduz as Danças Circulares Sagradas na fundação Findorn, na Escócia. Este foi seu grande legado artístico e espiritual para a humanidade! Por uma década inteira divulga seu trabalho pelo mundo, até nos deixar em 1986. Reparem que isto tudo se deu depois do seu segundo retorno de Saturno, e sua partida antes do terceiro retorno. Isso confirma o que disse antes, cada um tem seu próprio tempo de crescimento e desenvolvimento na Terra. Assim os ciclos astrológicos são uma indicação, mas nunca uma determinação!
O Tempo de Saturno
Por fim, acho importante discutir sobre o tempo de duração de um trânsito saturnino. Dois anos e meio corresponde ao seu ciclo astronômico, porém seus efeitos podem sim, e tenho observado isso cada vez mais nas pessoas que atendo, se estender até um ano além do usual. Assim muitas pessoas o sentem até os 31 anos no primeiro ciclo, até os 60 no segundo e até os 89 o terceiro. Caso também o seu apelo por estruturação, reforma e execução não seja atendido durante sua passagem, as reflexões, dilemas e busca por resolução ficam ecoando por alguns à frente. Muitos astrólogos insistem que a astrologia é um estudo mito-simbólico que se utiliza da precisão dos movimentos celestes para sua execução, e é verdade. Por outro lado, os planetas e signos, são expressões simbólicas da estrutura psíquica do ser humano, e o tempo exato de duração ou intensidade vivida entre o sincronismo celeste e as manifestações da alma são, desculpem me repetir, difíceis de prever ou calcular.