quinta-feira, 8 de abril de 2021

O Simbolismo Totem no Tarot Zen...

O GOLFINHO

Voz Interior (A Sacerdotisa)

10 de água (copas) – Harmonia

O espírito animal (totem) do golfinho representa harmonia e equilíbrio. Os golfinhos são altamente inteligentes e em sintonia com seus instintos, estabelecendo um equilíbrio entre os dois estados. Os golfinhos também são um símbolo de proteção e ressurreição. Sua natureza lúdica é um lembrete de que todos precisam encarar a vida com humor e alegria. As pessoas que se identificam com o totem dos golfinhos são geralmente pacíficas e gentis, mas com uma profunda força interior. O golfinho é um animal complexo e teve muitos significados diferentes atribuídos a ele ao longo da história, incluindo: Paz e harmonia, proteção, brincadeira e alegria, força interior, cooperação, e ressureição.

Os golfinhos equilibram sua natureza animal com uma inteligência superior. Eles confiam em seus instintos e intuição, em vez de pensar demais nas coisas. Eles vivem pacificamente com outras espécies, incluindo humanos. Não é incomum para os golfinhos nadar e brincar com nadadores e barcos. Sua natureza gentil nos lembra de buscar o bem em todos e nos esforçar para trazer paz para nossas vidas e para aqueles ao nosso redor.

Uma lenda nativa americana que descreve os golfinhos como salvadores humanos é encontrada na cultura Chumash, na qual a Mãe Terra Hutash cria uma ponte de arco-íris para as pessoas cruzarem o oceano. Como alguns deles olharam para baixo durante a viagem, ficaram tontos e caíram no mar.

Sentindo-se mal pelo que aconteceu e não querendo que eles se afoguem, a Mãe Terra transforma as pessoas que caíram em golfinhos. A partir daí, a tribo Chumash considera os golfinhos seus irmãos e irmãs.

A ÁGUIA

O Rebelde (O Imperador)

Integração (A Temperança)

2 de fogo (paus) – Possibilidades

Com sua visão aguçada, a águia passou a incorporar um olho que tudo vê. A águia costuma ser um símbolo solar e pode ser associada a todos os deuses do céu. Significa inspiração, libertação da escravidão, vitória, longevidade, velocidade, orgulho, poder, o pai e a realeza; muitas vezes é um emblema para nações poderosas. Os povos romano, francês, austríaco, alemão e americano adotaram essa imagem como seu símbolo. Consequentemente, uma águia de duas cabeças frequentemente significa a união de duas nações, mas também significa poder criativo. Na simbologia psicológica, a águia é vista como "uma criatura com asas poderosas nos céus da mente", ou seja, uma visão e perspectiva fora do comum. Por viver em plena luz do sol, é considerada um símbolo de luminosidade e compartilha características com o ar e o fogo. Por meio de seu desapego da terra, representa o espírito e a alma. Dante Alighieri chamou a águia de "pássaro de Deus".

A águia é muitas vezes retratada em combate com outros animais; quando visto em combate com um touro ou leão, representa o espírito ou o intelecto em conflito com o físico. Quando mostrado com uma Serpente em suas garras, os dois representam a luta e a unidade de Luz e da Escuridão; o bem e o mal. Neste contexto, a águia representa a Luz e o bem, enquanto a serpente representa o mal e as Trevas. O seu oposto é a coruja - o pássaro das trevas e da morte.

O CISNE 

Integração (A Temperança)


O cisne, como animal espiritual, pode ajudá-lo a ver o futuro e a desenvolver suas próprias habilidades intuitivas. O cisne é um símbolo de pureza, beleza, graça, amor e elegância, mas pode também simbolizar adivinhação e equilíbrio. O cisne como animal totem pode ajudá-lo a entender melhor do que trata a evolução espiritual e a manter a graça e a leveza na comunicação com os outros. Devemos lembrar que o cisne se mantém conectado com a água, o que representa fluidez, criatividade e profundidade de percepção também!

O cisne como animal totem ativa também o poder curador interior para que possamos curar a nós mesmos e também aos outros.

Na mitologia romana, o símbolo do cisne está conectado à beleza de Afrodite e também a Apolo - o Deus da poesia, da profecia e da música. Há uma fábula grega que nos fala sobre a última canção sobrenatural dos cisnes à medida que morrem, que os amarra tanto à poesia quanto à morte.

Muitos escritores e músicos românticos descreveram a graça e a beleza do cisne como um símbolo do sol e da luz. Quando os cisnes se acasalam e fazem amor, eles entrelaçam seus pescoços. Isso se tornou um símbolo de amor e romance em muitas culturas. Uma mulher xamã é chamada de cisne em algumas línguas nativas americanas. Sonhar com um cisne significava vislumbrar o céu mais elevado, e o sonhador era conhecido pelos seres celestiais. Em muitos contos gaélicos e irlandeses, os cisnes aparecem como mensageiros. Sua mensagem é principalmente de amor, e eles falam do amor que já existe dentro de cada um de nós.

A SALAMANDRA 

Vidas Passadas (A Lua)

O simbolismo da salamandra fala sobre a necessidade de desintoxicação. Algo em sua vida está lhe causando dor, estresse e preocupação, e isso o deixa vulnerável e duvidando de si mesmo.

É hora de remover esse veneno de seu sistema e preencher sua vida apenas com bondade e positividade. Quanto mais cedo você fizer isso, mais cedo poderá aproveitar sua vida!

Nesse caso, o simbolismo da Salamandra está perguntando se você está usando seu tempo com sabedoria. Em outras palavras, essa mensagem do espírito animal insiste que é vital fazer o melhor uso do seu tempo e equilibrar as oportunidades que estão disponíveis para você. Além disso, você pode fazer as alterações necessárias, liberando velhos padrões para aproveitar o momento.

Ocasionalmente, o significado de Salamandra é uma mensagem sobre a necessidade de desintoxicação. Há algo em sua vida que o está envenenando, sentimentos, lembranças, medos, antigos padrões etc, e até mesmo substâncias físicas. Portanto, você precisa lidar com isso, essa limpeza é necessária em todos os níveis. É hora de abandonar sua velha vida e abraçar a nova, esse é o significado desse totem!

O LOUVA-A-DEUS 

Inocência (O Sol)

Em grego este mantídeo, da raiz mantis, significa “profeta” ou “vidente”, o que reforça a crença de que o louva-a-deus tinha poder sobrenatural. Junto com a Grécia Antiga, o Egito Antigo e a Assíria também mantinham essa crença sobre este inseto misterioso.

Tanto na Grécia quanto no Egito, o papel espiritual do louva-a-deus era servir de guia para aqueles que estavam perdidos. Na Grécia Antiga, dizia-se que o louva-a-deus ajudava os viajantes perdidos a voltar à segurança.

Espiritualmente, o louva-a-deus representa o poder da introspecção, meditação e investigação do seu Eu Superior e do propósito de vida. O louva-a-deus representa uma visão clara ou um conhecimento claro das energias psíquicas que moldam a sua realidade.

Se um louva-a-deus aparece em sua vida, isso representa a necessidade de se afastar das distrações da vida cotidiana e levar algum tempo para olhar para dentro e, com esse foco, se conectar com o insight intuitivo no fundo de sua alma. Numa espécie de iluminação da consciência!

Pode ser um momento em que a meditação lhe dará o insight de que você precisa para encontrar o centro e o equilíbrio em sua vida. Durante esse período, é provável que você tenha revelações repentinas e inspiração criativa quando fica quieto e olha para dentro.

Sentado quieto, você começa a se sintonizar com sua própria sabedoria interior, que revela a verdade sobre quem você é e para onde deve ir. Depois de obter esta revelação, você pode começar a jornada em direção à sua verdade mais elevada, deixando para trás as camadas vibracionais inferiores que o seguraram. O louva-a-deus, com seus olhos evasivos e movimentos graciosos, permite que você saiba que o universo ajudará a iluminar o caminho - tudo que você precisa fazer é confiar em sua própria intuição.

A BORBOLETA 

Além da Ilusão (O Julgamento)

As borboletas são representações profundas e poderosas da vida. As borboletas não são apenas bonitas, mas também têm mistério, simbolismo e significado, e são uma metáfora que representa o renascimento espiritual, a transformação, a mudança, a esperança e a vida. A vida magnífica, mas breve, da borboleta espelha de perto o processo de transformação espiritual, e serve para nos lembrar de que a vida é curta.

Alguns acreditam que as borboletas são mensageiros alados do mundo espiritual para o reino físico e que enviam sinais e validações para ajudar a nos guiar pela vida. Sugere-se que você preste atenção e ouça por meio de sua intuição, pensamentos, sentimentos e sentidos para receber a mensagem dos reinos angélicos de que as borboletas ajudam a sinalizar a presença.

A borboleta é um dos animais totêmicos mais emblemáticos, simbolizando a transformação pessoal. Se você vê a borboleta como seu totem ou animal espiritual, preste atenção às áreas de sua vida ou personalidade que precisam de mudanças ou transformações profundas. Talvez, este totem animal o oriente para ser sensível aos seus ciclos pessoais de expansão e crescimento, bem como à beleza do contínuo desdobramento da vida. Uma mensagem importante transmitida pelo espírito da borboleta é sobre a habilidade de passar por mudanças importantes com graça e leveza. Este totem animal está principalmente associado ao simbolismo de mudança e transformação, de metamorfose em sua vida, e em sua personalidade. Elevação dos assuntos terrestres, sintonização com o aspecto emocional ou espiritual do seu ser. O mundo da alma, a psique.

O TIGRE 

6 de fogo (paus) – Sucesso

O Tigre de Bengala é o animal nacional da Índia, o Tigre da Malásia é o animal nacional da Malásia, o Tigre Siberiano é o animal nacional da Coreia do Sul e o Tigre de Bengala Real é o animal nacional de Bangladesh.

O tigre é um dos 12 animais do zodíaco chinês. As pessoas nascidas no ano do tigre são consideradas competitivas, autoconfiantes e corajosas. Acredita-se que o tigre chinês carregue na testa o caractere chinês "wang", que significa "o rei".

Como um animal espiritual (totem), o significado para o tigre é força de vontade, coragem e força pessoal. A pele de tigre no budismo tântrico representa a transformação da raiva em sabedoria e percepção, e acredita-se que protege o meditador de danos externos ou interferência espiritual. No hinduísmo, a deusa guerreira Durga (símbolo do poder invencível e da segurança) é frequentemente retratada montando um tigre enquanto carrega armas.

O MACACO 

7 de fogo (paus) – Estresse

O significado do macaco fala de boa saúde e proteção familiar. Essas são as coisas pelas quais você se esforça muito para conseguir, mas em seus esforços para alcançá-las, você acaba dando uma ou ambas como garantidas, e pode ficar descuidado.

O totem do macaco aparece para trazer de volta o foco em seus relacionamentos pessoais e em seu bem-estar. Entenda que você precisa encontrar um equilíbrio se deseja alcançar a felicidade e a satisfação. O macaco é um dos 12 animais do zodíaco chinês, e representa talento, generosidade, inteligência e honra.

O simbolismo do macaco também fala sobre a necessidade de entender o sucesso. Existe uma maneira certa de curtir o sucesso e que vai inspirar os outros a fazerem o que ou como você faz, e existe uma maneira que pode fazer parecer que você não merece nada!

O macaco é brincalhão e travesso por natureza. Isso significa que ter um pouco de diversão e risos em sua vida é bom para a alma.

Traga o humor de volta, e alimente o seu espírito jovial para que você possa lidar com qualquer tipo de situação. Quando você estiver passando por um período difícil, lembre-se de rir, e de se divertir.

O GALO 

6 de nuvens (espadas) – Fardo

O galo é vigilante, engenhoso e também muito viril. Está sempre ativo e pode até parecer arrogante para alguns. O orgulhoso galo assume uma postura agressiva no galinheiro, simbolizando a autoridade, e em casos extremos, o autoritarismo e até a agressividade. Representa o gosto pelo planejamento e o controle das situações, o que pode vir para o bem ou para o mal.

Como espírito animal (totem) ele diz para que se fique mais vigilante, e incita a abandonar velhos hábitos e a se reformar. O galo trabalha duro e fala pouco. Deixa que as pessoas vejam suas ações, pois que crê que os exemplos são bem mais poderosos. O galo é um dos 12 animais do zodíaco chinês, e representa os poderes de bom gestor e empreendedor, e também a mente crítica, a lucidez, e a lealdade. Um galo representa o orgulho, a esperança, um novo dia, e até a ressurreição. Para os chineses, o simbolismo do galo está ligado à boa sorte, riqueza e fortuna. Os japoneses acreditam que o símbolo do galo é um sinal de oração e vigília espiritual.

De acordo com os princípios do yin/yang do taoísmo, o galo é uma manifestação do yang e o sol é o espírito do yang. Os dois pertencem à mesma categoria, por isso o galo canta ao nascer do sol, indicando a interação entre ambos. Simbolizando força, vigor, renascimento, e a busca por clareza em todos os níveis.

A COBRA

Transformação (A Morte)

7 de nuvens (espadas) – Política

Por viver perto do solo, a cobra é um emblema da terra nutridora e também dos perigos desconhecidos do submundo. As cobras também têm diferentes significados místicos. 

Quando questionadas sobre o que a palavra cobra traz à mente, a maioria das pessoas, independentemente de sua religião, responderia “mal” ou medo. Cristãos, muçulmanos e judeus inevitavelmente usariam a palavra mal para descrever o significado da cobra.

O mundo acadêmico usaria as palavras pecaminoso, enganoso ou perigoso para descrever o simbolismo da cobra. Em muitas partes do mundo, cobras e serpentes também são símbolos de sexo, pois o espírito da cobra está conectado à força vital, e à energia primordial.

Em toda a Bíblia, o símbolo da cobra ou da serpente significa o Diabo ou Satanás que desvia o mundo inteiro. A palavra Diabo significa “caluniador” em latim, e Satanás “adversário” em hebraico.

Portanto, quando um homem ou uma nação é chamado de cobra, isso significa que seus caminhos perversos estão claros. Em Jeremias (15:34), está escrito: “Como uma serpente, ele nos engoliu e encheu o estômago com as nossas iguarias e depois nos vomitou”.

Quando os hebreus viveram no Egito, eles encontraram encantadores de serpentes lá, então Moisés usou sua feitiçaria ordenada por Deus para combater a deles.

O CAMELO

10 de nuvens (espadas) – Renascimento

O coração de um camelo é o de um viajante. Os camelos são incrivelmente hábeis em viajar longas distâncias em um calor terrível enquanto carregam o tesouro de seu dono. De muitas maneiras, toda vez que camelo vai a algum lugar, é uma espécie de peregrinação que nos faz perguntas como: “Para onde você está indo e por quê” ou “que tipo de desafios enfrentarei pela frente?”.

A vida em si é uma jornada assustadora, mas que o camelo abraça com dignidade e resistência formidável. Não há melhor guia totem para pessoas que acham o caminho muito longo ou muito difícil. O Espírito do camelo nos protege e nos ajuda a evitar armadilhas ou a tentação de desistir.

Pense desta forma: Mercadores e peregrinos confiavam no camelo para levá-los aonde precisavam ir; isso abriu as rotas de comércio, principalmente para o comércio de especiarias. Por sua vez, as pessoas foram expostas a diferentes culturas, línguas e ideias. Na verdade, na Ásia e na África, esse crescimento do comércio interativo pode nunca ter ocorrido sem o camelo. Essa é uma carta de recomendação bastante impressionante. Em um nível metafísico, que novas “rotas” você quer explorar com o camelo ao seu lado como seu animal totem?

O LEÃO

10 de nuvens (espadas) – Renascimento

Em todo o mundo, o leão é um símbolo da realeza. De fato, em suaíli, a palavra para leão é “simba ”, que também significa rei.

O porte real do leão exala confiança e carisma. Na verdade, a maioria dos outros animais selvagens cede aos leões porque eles são os principais predadores de seus domínios e têm muito poucos inimigos. Até nós, humanos, dizemos que “leonizamos” alguém quando queremos glorificá-lo ou imortalizá-lo.

Se um leão se apresentou a você, seja na vida real, na arte ou na mídia, pode ser um sinal desse símbolo totem de que você precisa se posicionar e assumir a liderança em um determinado setor ou situação da sua vida! Seguir é sempre mais fácil do que liderar – pelo menos quando a liderança é bem-feita. No entanto, o nobre leão deve inspirá-lo a liderar. Levante-se e lidere e enfrente, assim como os maiores líderes da história fizeram.

A TARTARUGA 

Cavaleiro do arco-íris (ouros) – Desaceleração

A sabedoria do totem da tartaruga nos ensina a percorrer nosso caminho em paz, e a segui-lo com determinação e serenidade. Movendo-se lentamente na terra, mas também incrivelmente rápido e ágil na água, aqueles que têm a tartaruga como totem ou animal espiritual podem ser encorajados a fazer uma pausa em suas vidas ocupadas e olhar ao redor ou dentro de si em busca de soluções mais duradouras e fundamentadas. Tradicionalmente, a tartaruga simboliza o caminho da paz, seja nos convidando a cultivar a paz de espírito ou um relacionamento pacífico com o meio ambiente.

O simbolismo da tartaruga é caracterizado pela associação com a Terra e o simbolismo arquetípico da terra de firmeza e paciência. A tartaruga é um símbolo do mundo, da terra, e capacidade de permanecer com os pés no chão, mesmo em momentos de distúrbios e caos, retardando avanços, controlando-se. Por outro lado também simboliza determinação, persistência, força emocional e compreensão dos processos da vida e do tempo. A valorização da sabedoria antiga (ancestral).

As tartarugas reservam um lugar especial no domínio espiritual da criação. Como criaturas que sobreviveram à era pré-histórica, elas têm uma conexão com o planeta que remonta ao início da própria vida. Em muitas tradições e folclores antigos, dizia-se que a tartaruga criava o mundo na carapaça de suas costas, e representava o mundo, o nosso planeta natal.

Espiritualmente, as tartarugas representam a natureza dualística da criação. Essas energias criativas são rápidas e lentas, orientadas para o sonho e orientadas para a ação, masculinas e femininas, e intuitivas e lógicas. Estar em sincronia com os fluxos e refluxos dessas energias pode levar à sabedoria, longevidade, autoconsciência e potencial ilimitado de manifestação.

*******

PS: A linguagem simbólica, quando engloba seres da natureza, tem muito mais a ver com a impressão que estes seres transmitiram ao nosso inconsciente ao longo dos tempos do que com a natureza deles em si. Cobras são animais lindos e muito úteis no equilíbrio ecológico, e merecem nosso respeito, cuidado e preservação. Muitas, por serem venenosas, devem sim ser tratadas com cuidado, mas nunca sem amor! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário