segunda-feira, 8 de março de 2021

A Leitura da Essência - Uma Vivência com o Tarot

Tarot Solo-Busca, de 1490.

Convido a você para fazer um exercício de autoconhecimento integrando a sequência simbólica dos números de 1 a 9 e o tarot: Separe as cartas com numeração de 1 a 9 dos arcanos maiores do tarot. São elas: 1 O Mago2 A Sacerdotisa, 3 A Imperatriz, 4 O Imperador, 5 O Hierofante, 6 Os Amantes, 7 O Carro, 8 A Justiça e 9 O Eremita. Acrescente a elas o arcano zero, O Louco. Teremos assim os nove representantes dos números acrescidos do zero, que potencializa ou enfraquece a potência dos números conforme surge à direita ou à esquerda de um dígito. Na tarologia os arcanos de 1 a 9 representam as aspirações mais profundas da alma, uma influência que segue ao longo de nossas muitas vidas até ser realizada. As cartas de número 10 (A Roda da Fortuna) até 21 (O Mundo) representam as aspirações e identificações da personalidade para esta vida. O zero por sua vez (O Louco) representa a própria alma em sua busca por evolução e ascensão. Assim como o zero, se é colocado ao fim da sequência numérica dos 22 arcanos maiores simboliza o “Louco sábio”, como foram chamados alguns iluminados ao longo da história. Se for colocado no início da sequência é o Bobo, o ignorante. Como uma criança dando os primeiros passos na vida, e carecendo de muita instrução e experiência!

Os números em sua sequência de 1 a 9 representam na numerologia um movimento de manifestação, da individualidade (o 1) ao todo (o 9)! 0 1 é o pai divino, o 2 a mãe divina, o 3 a criança divina, o 4 a terra, o 5 a mudança e o tempo, o 6 o amor e a família, o 7 o espírito, o 8 a verdade e o equilíbrio, e o 9 a transcendência!

Agora que separou as cartas do maço podemos começar a vivência. *Se você já estuda os arcanos ou já é tarólogo há uma desvantagem para você, pode perder a naturalidade que essa experiência requer! Mas como tudo tem solução sugiro que escolha um baralho com que não tenha nenhuma intimidade. Deixe as caras voltadas para você, não precisa conhecer o significado dos arcanos, e se já os conhece ESQUEÇA! Guie-se apenas pelas imagens e vá colocando cada um dos arcanos na sequência da esquerda para a direita para responder as nove questões abaixo, ou se preferir coloque-os em círculo, como uma roda. Eis as questões:

1) Quem foi seu pai?

2) Quem foi sua mãe?

3) Que criança você foi?

4) O que representa o mundo prático para você?

5) O que é viver a vida e os prazeres para você?

6) O que representa a sua família?

7) O que você enxerga no fundo de si mesmo?

8) O que é o poder para você?

9) Qual é a sua busca maior (sonho/meta/aspiração) neste momento?

Arcanos maiores do The Old English tarot.

Vá colocando as cartas como a resposta para cada uma das questões, e pesquise, leia e anote o significado de cada uma das que tirou. Reflita sobre elas, num primeiro momento você pode achar que não tem nada a ver aquele arcano que escolheu “no impulso”. Não caia nessa armadilha, a mente adora pregar peças! Seja fiel a este impulso.

Você já deve ter observado que foram nove perguntas, mas que havia dez cartas não é mesmo? Pois bem, esta carta é a representante da porção não integrada da sua psique, aquela que você deixa de fora! Simboliza um talento, virtude, qualidade ou um medo e deficiência que você não olha, ou não tinha reconhecido até aqui, e que por algum motivo não acessa ou conscientemente nega. Trabalhe esse arcano com cuidado. O tarot sempre reflete um momento ao longo da nossa jornada evolutiva, mas não repita esta vivência até ter compreendido o que este arcano lhe trouxe, ou seja, até ter absorvido a lição para a qual ele aponta!

Este é um exercício de autoavaliação e exploração da simbologia do tarot para o desenvolvimento interior, por isso requer pesquisa, tempo e reflexão. Não responderei a nenhum comentário pedindo minha opinião, ok? Descubra-se! Se sentir necessidade de aprofundar o que encontrar anote os arcanos e marcamos uma consulta, certo?

*Uma opção para os que já conhecem os arcanos é a de escolher as cartas do mesmo modo como se procede nas leituras, ou seja, com as imagens voltadas para baixo, deixando a magia da sincronicidade atuar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário