quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Imperador - Arcano IV


Título esotérico – Sol da Manhã; Senhor Entre os Poderosos (A luz de uma personalidade centrada nos mais altos níveis da sua consciência, que assume o comando da sua existência ou comunidade).

Analogia Astrológica – Áries (O 1º signo). A semente da primavera que abre caminho no solo em direção ao sol, para fazer vingar a sua vida! O impulso direto para avançar e conquistar com toda a força e determinação. A compulsão por agir, fazer algo. O líder, o grande iniciador. A força que nos faz impor nossa personalidade. A autoafirmação do “eu” e sua vontade! O líder intuitivo sempre aberto a novas possibilidades. O porta-voz das necessidades de toda a humanidade! Áries é o signo no qual as qualidades do sol se exaltam!

Analogia Numerológica – O 4 simboliza a ordem das coisas, é o número que “administra a natureza e suas forças”. Tudo o que é manifesto é passível de ser dividido em quatro fases, partes, ciclos etc. O tarólogo e simbolista alemão Hajo Banzhaf chama a atenção para o fato de que na maioria das religiões a palavra Deus tem quatro letras. Vem a ser, portanto o número da ordem, do poder, da organização e da concretização. Sua matéria é o mundo lógico, prático e científico!

O Arcano – Um homem de barbas brancas, mas de postura muito viril está ao que parece recostado a um trono de perfil, numa posição que imprime um ideia de repouso e prontidão simultaneamente! Ele usa uma coroa em forma de elmo dourada. Na mão direita ele segura o cetro que tem uma esfera encimada por uma cruz. A sua mão esquerda repousa sobre o seu cinto dourado. Suas pernas estão cruzadas, tendo a direita sobre a esquerda. No chão ao seu lado repousa um escudo onde a figura de uma águia de asas abertas aparece! Ao contrário da águia de A Imperatriz, esta olha para a sua direita. No peito ele usa um colar ou corrente amarela que sustenta o que parece ser um disco metálico!

Significado – A imagem do homem maduro e experiente aparece a partir de agora em três figuras masculinas muito importantes no tarot. Além do próprio Imperador, também o Hierofante e o Eremita se mostram assim. O lado esquerdo à mostra revela sua abertura emocional e a franqueza com suas emoções, bem como sua generosidade e magnificência com aqueles que o procuram ou dependem dele. Ele se recosta em seu trono, símbolo do poder, porque sabe de suas conquistas e tem sua posição assegurada pelo que construiu (estabilidade). Porém, isso não significa que ele diminua sua atenção e vigilância sobre o que conquistou. Ele é protetor e territorialista! Um imperador está acima de reis na hierarquia, o que simboliza uma autoridade inquestionável e firme. O elmo que ele utiliza tanto preserva sua nobreza quanto mostra sua disposição de ir à luta para defender seus domínios. Os elmos são capacetes ou adornos de cabeça que servem para proteger os soldados nas batalhas. O cetro na sua mão direita simboliza o poder que ele detém. A bola com a cruz é o arauto do seu poder sobre a Terra. Para os cristãos ela simbolizava o domínio de Cristo sobre o mundo! A mão esquerda, das emoções e dos desejos, que segura o cinto mostra a sua capacidade de divisar os aspectos inferiores e superiores da existência. O cinto é um antigo símbolo mágico que tanto representa a capacidade de unir o mundo terreno e o espiritual, quanto de distinguir entre eles. Como o faz os parâmetros da ciência moderna. As suas pernas cruzadas reafirmam sua liderança nos quatro planos do mundo manifesto. O escudo ao seu lado simboliza os seus domínios, e a águia é uma ave de rapina muito associada à nobreza por ser a que voa mais alto e enxerga mais longe. O que representa tanto sua visão ampla de vida e de mundo, quanto sua disposição para alargar seus territórios! A águia tem sido o animal totem dos grandes impérios, de Roma à Babilônia, da Prússia aos Estados Unidos. No escudo ela olha para o seu lado direito, reafirmando sua natureza fálica, dominadora e conquistadora. Na antiguidade os discos metálicos que ornavam colares e cordões reais eram o símbolo do sol, um astro com o qual a realeza muito se identificava por ser o centro da luz, e da força e o astro de maior brilho!

O Imperador no Osho Zen tarot.
Divinação – Poder, autoridade, virilidade, liderança, visão. O chefe, o patrão, diretor, presidente, administrador, gerente, o pai. Grande poder de execução. Uma figura masculina muito emblemática e importante. Indica estabilidade, segurança, ordem. Capacidade de ver para além do comum, do ordinário (visionário)! Uma personalidade firme e consistente, mas protetora, gentil e mantenedora de todos os que dependem de seus esforços e ou estão sob sua responsabilidade! A aquisição de coisas no mundo concreto (acúmulo de bens, propriedades etc). Possui uma inteligência prática com uma mente igualmente capaz de entender complexidades científicas. Ele incorpora a própria ciência como uma reveladora do funcionamento do mundo manifesto. É a alma humana sempre em busca de mais espaço para sua manifestação e realização de si mesma. O Imperador incorpora as qualidades de um grande líder democrático que incentiva o progresso e o crescimento dos seus liderados. O grande executivo ou empreendedor que reconhece as possibilidades e avança quebrando fronteiras e limites.  Que tanto vem para o bem quanto para o mal. Negativamente é o tirano, autoritário e inflexível. O líder que pratica assédio moral, o veterano da escola que pratica o bullying com o novato. Aquele que ignora ou humilha os que estão abaixo dele!


Personagem do Cinema – Mahatma Gandhi interpretado por Ben Kingsley no filme Gandhi de 1982. Este filme conta a história real e a trajetória política de um dos maiores líderes políticos do nosso tempo. Gandhi aparece como um idealista que pretende lutar contras as injustiças sociais e que sofre ao ver seu povo sob o domínio do Império Britânico. A trama mostra o jovem Gandhi sendo expulso de um trem na África do Sul por ser da minoria indiana que vivia naquele país. Ele então volta para o seu país, e no ano de 1915 começa uma série de protestos vigorosos, mas não violentos, pela independência de sua nação. Fica clara a extrema perícia deste homem em unir hindus e muçulmanos em torno de um objetivo comum: a libertação política da Índia e o fim da exploração do povo indiano com os pesados impostos tributários! O líder Gandhi tenta de todas as formas mostrar ao mundo que homens podem conviver entre si apesar de todas as suas diferenças. Ideal que em parte falha quando ele não consegue impedir a criação do estado do Paquistão que divide o imenso território indiano em uma nação hindu e outra muçulmana. Mas triunfa ao tornar a Índia independente sem derramar sangue dos dois lados, o que ele chamou de Satiyagraha (princípio da não agressão que ele usou pela primeira vez nos protestos que liderou na África do Sul). Liderança poderosa e inspiradora, visão política ampla e humanitária, determinação e força de caráter são alguns dos melhores atributos de O Imperador que são muito bem representados nesta obra cinematográfica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário