quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Astrologia & Tarot - O Naipe de Ouros

O Ás de ouros,
do Tarot mitológico.
O naipe de ouros representa no tarot o corpo físico, o trabalho e os frutos que resultam desse trabalho; os bens materiais, as aquisições monetárias, o mundo das finanças. Por outro lado também é o nosso corpo físico, a saúde e o bem estar, os instintos de sobrevivência e a sensualidade, que correspondem simbolicamente ao elemento terra na relação alquímica dos elementos, ao inverno no ciclo das estações, e aos signos de terra na roda astrológica. Os ases de cada naipe correspondem a uma estação, não necessariamente análoga ao elemento de seus naipes, mas a grandes ciclos de começo e fim. Veremos que neste naipe o Ás de ouros compreende um período de tempo entre o começo da primavera e os limites do verão. Sempre é bom lembrar que essa correspondência leva em conta o ciclo das estações do Hemisfério norte do planeta, onde esse esquema foi concebido. A partir disso, das cartas de número 2 em diante, vai se formando correspondências astrológicas entre planetas e signos que melhor expressam as qualidades de cada arcano.
Cada signo ocupa um período de trinta dias no ano, e cada arcano corresponde a um período de dez dias dentro deste ciclo maior. Com exceção dos ases que correspondem ao período de duas estações. Essa roda anual foi proposta na antiga ordem inglesa Golden Dawn para melhor compreensão do simbolismo das cartas numeradas de cada naipe, mas que também serve como um mapeamento, através dos arcanos, de períodos do ano em que cada pessoa nasce e abre a perspectiva para as possíveis influências sobre a personalidade de cada nativo desse período do ano.

Falemos um pouco de cada signo antes de prosseguir:

Touro – O segundo signo do zodíaco e do apogeu da primavera, quando as flores estão em seu pleno desabrochar e leveza, a vida pulsa cheia de beleza e encanto. Esse regaço esplêndido é a segurança que Touro procura reproduzir na vida e para o qual vive e trabalha para amealhar.

Virgem – Este é o signo do fim do verão e do preparo para a estação da colheita. Como está no do meio do zodíaco é o que avalia o que passou, aprende e se precavê para o futuro. Mede e reflete sobre os resultados. Por isso simboliza o trabalho, a execução exímia e o desejo de servir.

Capricórnio – O signo do começo do inverno e seus rigores. Isso faz Capricórnio valorizar muito o que conquista, e planejar o futuro para adquirir ainda mais do que conseguiu. Simboliza o desejo de ascensão, respeito e notoriedade, e também de poder e liderança, que asseguram isso.

Ás de ouros – Inverno – 21/03 à 20/06

O Sol chega à estação da escuridão muito enfraquecido, quase não aparece no dia do solstício, quando a noite mais longa se apresenta. Porém, a partir desse momento ele começa a retomar aos poucos a sua força, e a sua luz em ascensão culminará na primavera. Simboliza o potencial interior que vai se tornando visível, os aprendizados colhidos ao longo do tempo que se traduzem num ímpeto de expansão, prosperidade, sucesso e força que não podem ser detidos.

Dois de ouros – Júpiter em Capricórnio – 21/12 à 30/12

Júpiter confere maleabilidade e leveza ao taciturno Capricórnio, e este por sua vez confere cautela e planejamento ao afobado instinto jupiteriano. O resultado é, como diz o título esotérico da carta, uma mudança harmoniosa! Este é o arcano da adaptabilidade às demandas do destino, a arte de tirar o melhor do pior, ou de simplesmente adaptar-se a uma situação sem romper com os próprios valores. Ou até reverter o inesperado em benefício de si mesmo.

Três de ouros – Marte em Capricórnio – 31/12 à 09/01

Marte confere imensa tenacidade e força ao desejo capricorniano por prosperar, conquistar e atingir os seus objetivos. O trabalho sobre qualquer coisa ganha diligência e cresce a olhos vistos. É o arcano do trabalho em progresso acelerado. Representa o ganho, ou a recuperação, de algo que parecia impossível, ou mesmo muito difícil. Como tirar da massa disforme e tosca da terra a beleza e a graça preciosa da porcelana! Este é o arcano do empenho que frutifica.

Quatro de ouros – Sol em Capricórnio – 10/01 à 19/01

O Sol traz a Capricórnio seus méritos mais preciosos como a estabilidade, a segurança, a aquisição de bens e valores representativos, e uma posição de respeito em seu meio social, por um lado. Por outro joga luz sobre os aspectos pouco digestos de sua personalidade, como a ganância, a avareza, o materialismo, o esnobismo e o isolacionismo. O mundo fica restrito aos seus domínios e limites pré-estabelecidos, e a interação e a troca com outros mingua ou some.

Cinco de ouros – Mercúrio em Touro – 21/04 à 30/04

Aqui Mercúrio perde rapidez e acuidade, como um velocista com uma bola de ferro amarrada a uma de suas pernas. A lentidão trazida por este signo o torna limitado em sua expressão, sem brilhantismo ou a possibilidade de adaptação rápida. A ideia de limitação, diminuição, debilidade ou fragilidade vem deste estancamento da força mercuriana, que também rege o comércio, o que não combina com o apego taurino; daí a ideia de perda material e financeira.

Seis de ouros – Lua em Touro 01/05 à 10/05

Por estar exaltada esta Lua traz o gosto pelo conforto e as coisas boas da vida. Crowley em seu Thoth tarot, chama esta carta de “Sucesso”. Porém, tanto a Lua quanto o signo de Touro possuem imenso apego à estabilidade, e um forte desejo de conciliação. O que permite certa generosidade e abertura a ideias divergentes das suas, mas também uma disposição grande de se fazer concessões para se manter essa paz, mesmo que ela se torne frágil e só aparente.

Sete de ouros – Saturno em Touro 11/05 à 20/05

Aqui Saturno fica ainda mais cauteloso, e sob a influência taurina pode se tornar condescendente por um lado, mas também demasiadamente indolente por outro. Os ritmos ficam mais lentos e o “tempo certo das coisas” toma a cena. Saturno era o antigo deus da fertilidade e da colheita, e Touro representa a semente que se desenvolve no fundo do solo. Por isso a paciência, a consciência e o respeito ao próprio ritmo e o ritmo das coisas se exalta.

Oito de ouros – Sol em Virgem – 23/08 à 01/09

O Sol ilumina as qualidades positivas de Virgem como a simplicidade, o trabalho humilde e devotado, a vontade de aprender e fazer cada vez melhor, com esmero, e também bastante atenção aos detalhes. Esta carta mostra um empenho honesto e realizado com muito foco e com os próprios recursos, ou seja sem se buscar atalhos ou subterfúgios para o sucesso. A sua sombra pode indicar mediocridade, ignorância, mesmice; rotinas intensas e pouco produtivas.

Nove de ouros – Vênus em Virgem – 02/09 à 11/09

Diz-se que Vênus nessa posição está mal colocada, pois que perde os seus grandes ideais de beleza e elegância para o ímpeto virginiano por praticidade, e aplicabilidade! O que pode não funcionar bem para o mundo das artes (regido por Vênus), mas com certeza se presta muito bem para a confecção de produtos de qualidade, e serviços de excelência que angariam o respeito e a notoriedade! Fala também de autoaperfeiçoamento e maturação, e o atingir o Mestrado!

Dez de ouros – Mercúrio em Virgem – 12/09 à 22/09

Nessa posição Mercúrio desenvolve sua inteligência arguta e prática ao máximo, constrói qualquer coisa com muita habilidade e excelência. Atinge o sucesso em tudo a que se propõe pela sua clareza de ideias, poder administrativo, dedicação e vontade de aprender com o que faz. Da mesma forma que, norteado pela sensação de que tem um papel a cumprir no mundo, e um serviço ao próximo, ele trabalha em objetivos que deixem um legado aos seus ou para toda a humanidade!

Um comentário: