sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Construindo o Arcano Interior

O arcano interior é um trabalho de estímulo à criatividade pessoal e um maravilhoso método de reflexão. Não existe aqui, portanto, nenhuma intenção de incentivá-lo a criar o seu próprio baralho. O trabalho do arcano interior é um modo de ver como se está construindo a visão pessoal de um determinado arcano (no caso, aquele que nos guia), e exercitar não só o nosso potencial criativo, mas também estabelecer uma conexão pessoal com a linguagem do tarot, além de oportunizar um meio de reflexão apurada sobre as motivações pessoais mais recônditas no in consciente e que se projetam nas imagens escolhidas. O primeiro passo é, sem dúvida, o cálculo do seu arcano da alma.

A Justiça (Balanço), do Voyager Tarot,
um lindo baralho de colagem que
me inspirou a construção do arcano interior.

O sistema é bem divulgado na literatura popular sobre o tarot. É bem simples: some dia, mês e ano de nascimento. Se, por acaso, obter um resultado acima de 9 e até o número 22, não reduza. O número corresponde aos trunfos dos arcanos maiores e representa o arcano da personalidade. Ele indica, de modo bem generalizado, como se lida com o mundo externo e qual imagem, consciente ou inconsciente, passamos para o mundo exterior. 

Para descobrir o número do arcano da alma reduza o número composto a um único dígito. Veja o exemplo: 

05/ 09/ 1968 = 5 + 9 + 1 + 9 + 6 + 8 = 38 = 3 + 8 = 11 A Força, o arcano de personalidade desta pessoa é A força. Somando 1 + 1 = 2 A Sacerdotisa A carta de A Sacerdotisa é a carta da alma do exemplo acima. O arcano mostra a essência de tudo o que se vem buscando e desenvolvendo ao longo da sua trajetória e qual o melhor meio de se obter êxito ao abordar, sobretudo, os temas de relevância, como missão de vida espiritual, e dons pessoais. Como esta não é uma abordagem específica, e nem o pretende ser, é aconselhável que se medite sobre o significado mais profundo de cada arcano e o modo como ele opera em sua vida. 

Caso a soma da data de nascimento resulte em um número maior que 22 (neste caso, o arcano zero o louco, que é a vigésima segunda carta fica com valor numérico 22), a pessoa em questão terá o mesmo número de personalidade e de alma, o que só enfatiza as características do arcano em sua vida. Por exemplo: uma pessoa nascida a 14 de maio de 1970 terá, como resultado da soma da sua data de nascimento, o número 27, que não corresponde a nenhum dos arcanos maiores. Feita a redução, o resultado é 9, o número de O Eremita. Assim, a pessoa possui O Eremita como o arcano da personalidade tanto quanto arcano da alma. Para esses casos sugiro que se faça até duas versões do arcano interior. 

O lindo trabalho de fotomontagem, através
de colagens, realizado pelo artista visual
Ken Knutson para o Voyager tarot é surreal!

Construindo o quadro da alma 

Para iniciar o trabalho do arcano interior é preciso que se recolham algumas imagens ou fotografias, recortadas de revista. Podem ser coloridas e preto e branco. A mistura desses componentes cria uma impressão estética fantasmagórica que, a mim, agrada. Se não desejar, utilize apenas imagens coloridas. O fundamental é que não se faça nenhum tipo de julga mento quanto ao material que se está escolhendo. Use, como único critério, o seu senso estético e a impressão intuitiva que as imagens lhe causam. Depois de separadas as imagens que mais agradam, pro cure avaliar aquelas que se destacaram. O critério é a simples apreciação estética. Separe também as que mais causaram im pacto e as que pareceram estranhas. Agrupados os três conjuntos, inicie olhando fixamente para cada uma das figuras em seus respectivos grupos. Não tenha pressa na decisão. Use os olhos para fazer a seleção. Eles serão os seus juízes. Deixe a mente fora disso, o máximo que puder. 

➧ Quando chegar à seleção final, comece acoplando as imagens numa folha de papel sulfite comum. Não se preocupe com a coerência ou ordenação das fotos. Não esqueça nunca de que o gosto pessoal é o único critério. Também não deixe que o pensamento condicionado pelo medo da opinião alheia freie o processo criativo. O trabalho é só seu e somente será mostrado aos outros se quiser. Como uma criança, tenha sempre em mente de que o que se está fazendo é nada mais do que uma coleção de coisas bonitas exclusivamente para o seu próprio prazer. 

➧ Na hora da colagem respeite somente duas regras: 1) Escolher uma imagem para ocupar a parte central da folha. A imagem deve representar a qualidade mais significativa que você vê no seu arcano da alma. 2) Não deixar nenhuma parte da folha branca aparecendo. Cubra todos os espaços visíveis. Caso algumas pontas das fotografias escolhidas fiquem de fora, corte-as. Isso contribui para criar uma visão de quadro. Ao final, o efeito será surrealista ao mesmo tempo em que realista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário