quinta-feira, 3 de julho de 2025

Entre A Temperança e A Estrela

As semelhanças e diferenças...

Vasculhando as redes sociais me deparei com a observação de uma renomada figura no estudo da tarologia, onde ela menciona que em sua experiência muitos novatos no caminho do tarot costumam ficar confusos sobre o simbolismo de A Temperança e de A Estrela como aparecem no Rider-Waite tarot. Achei a confusão bem primária e injustificada, a mim a diferença entre os dois arcanos é bem clara! Porém, penso que a insistência dos tarólogos norte-americanos em tomar o Rider-Waite como toda a verdade sobre o tarot, mesmo muitos reconhecendo suas inúmeras intervenções e distorções, e negando suas origens medievais e europeias, abre espaço para esse tipo de confusão! Somando-se a isso também a relutância de muitos em ver os arcanos do tarot como uma jornada evolutiva da alma, onde um arcano deriva do outro como numa oitava superior no crescimento do Si-mesmo também abre brecha para esse tipo de coisa. Abaixo faço uma breve apresentação sobre o simbolismo desses dois arcanos em suas semelhanças e diferenças:

A Temperança

Em A Temperança, a figura angélica se ergue depois que o arcano anterior, A Morte, se abre sobre o mundo. Existe neste arcano um apelo para se voltar à vida ressignificando-a, ou extraindo do esvaziamento do arcano anterior um novo ou real sentido para se viver! Daí sua correspondência astrológica com o signo de Sagitário ser tão significativa, a alquimia entre o animal e o arqueiro que almeja as alturas do desenvolvimento e do crescimento em todos os níveis está perfeitamente representada na união dos vasos, onde os líquidos fluem de um para o outro, misturando-se, e alquimizando-se. As partes extraviadas da psique são reunidas com o propósito de elevar a própria consciência, assim como o elemento fogo está indo sempre em direção ao mais alto, como seu símbolo alquímico estampado no peito do anjo. Esta integração também é representada nos pés da figura, onde cada um repousa tanto na terra quanto na água, representantes do corpo e do espírito unificados neste sentido! Ao lado uma flor de Íris cresce, símbolo da criatividade inspirada, e ao fundo um halo de luz paira sobre as montanhas, novamente evocando a ideia de elevação, expansão e iluminação! Enfim, neste arcano fica claro que uma consciência desponta revitalizada, centrada, integrada e focada num objetivo, meta ou ideal que cria um movimento de crescimento, expansão e evolução em todos os âmbitos possíveis ou imagináveis a serem analisados conforme a leitura! E sempre dirigidos à vida e suas manifestações, como bem mostra o símbolo solar – foco, despertar, iluminação – que a figura traz em sua testa.

A Estrela

No arcano de A Estrela a realidade é outra. A donzela é antecedida pelo arcano de A Torre, uma estrutura que foi destruída, mas não de todo devastada. A imagem é mais de libertação do que de integração ou direcionamento. Ao contrário da figura angélica de A Temperança a donzela de A Estrela está de joelhos – símbolo de humildade, e submissão – e não de pé – símbolo de autonomia, e prontidão para agir. Os pés também tocam a água e a terra, o que também revela integração física e emocional/espiritual, porém esses jarros são esparramados na terra e na água simbolizando fluidez, e entrega. A vontade está aberta e receptiva e não direcionada a algo ou alguma coisa. Está cercada de estrelas, indicando essa abertura a um plano mais abarcante da existência. Note que o anjo de A Temperança parece absorto no ato de misturar as águas de seus jarros, enquanto que em A Estrela a donzela parece estar em êxtase, ou numa espécie de transe. Tudo fala de despojamento, ela está nua, outro símbolo de vulnerabilidade e entrega. Estava presa no arcano anterior, e agora livre experimenta uma conexão com o todo. Há um claro clima de pertencimento, e ampliação da consciência. Como que percebendo de súbito que faz parte de um contexto maior, e se abrindo completamente a esta nova perspectiva. O signo de Aquário, o aguadeiro do zodíaco, representa muito bem este arcano, regente da liberdade e convivência social. Assim como Hércules – figura mitológica relacionada a este signo –  que desviou o curso dos rios Alfeu e Peneu para limpar os estábulos imundos do rei Augias, sem com isso buscar vantagem alguma, apenas a recuperação de sua dignidade humana ao expiar um crime cometido no passado. Aquário é o signo daqueles que estão a serviço da comunidade humana de algum modo, e com isso sempre renovando o que nos tornou uma espécie bem-sucedida por ser coletiva, inter-relacionada e disposta a se apoiar mutuamente. A Estrela traz a marca da coletividade, da solidariedade, da interatividade, e da comunhão com o todo, apesar de todas as nossas diferenças.

A Temperança – Fala de vontade harmonizada e integrada, com direção, propósito e movimento trabalhados de forma contínua e persistente para se atingir algo, seja interno ou externo.

A Estrela –  Fala de uma abertura de consciência disposta a novas relações e interações, conectando-se às muitas possibilidades inovadoras de se viver, criar e conviver pelo bem do todo.

Enfim, as metas e ou ideais forjados em A Temperança são ampliados à luz de uma nova perspectiva em A Estrela. Um trabalho árduo e contínuo – A Temperança – encontra um súbito despertar, e um relaxamento de qualquer vontade direcionada para simplesmente tornar-se receptivo – A Estrela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário